A comunhão no Reino

Para os Discipuladores

Discipulador é uma palavra que designa aquele que orienta alguém, ensina, ajuda.

Discipular foi um dos ministérios de Cristo que Ele ao subir ao Céu deixou para nós quando ordenou: “Ide e fazei discípulos de todas as nações”. Todo cristão é um discipulador, pois sempre existe alguém ao nosso lado, um vizinho, colega de aula, colega de trabalho ou um parente que após receber de nós orientação a respeito do Evangelho, pode tornar um discípulo. Discipular é mais do que evangelizar, discipular é caminhar junto, acompanhar. E neste contexto a comunhão é evidenciada nesse relacionamento entre discipulador e discípulo. Por isso o discipulador deve ter cuidado nas palavras e ações, que estão sendo ouvidas e observadas pelo discípulo, como se fossem orientações diretas que influenciam grandemente a sua vida.

Uma das coisas a ser cuidada é o ministério que Cristo reparte com a igreja e também os dons que o Espírito Santo libera sobre a mesma. É comum um discipulador querer que o discípulo tenha o mesmo ministério que ele recebeu de Cristo, esquecendo que a Bíblia diz:

“Ele (Cristo) escolheu uns para apóstolos, outros para profetas, outro evangelista….” (Ef 4:11).


É Cristo quem dá os ministérios e não nós que escolhemos. Um bom discipulador vê e sente um chamado na vida do seu discípulo e deve encorajá-lo a buscar em Deus qual o seu ministério, porém em hipótese alguma deve influenciá-lo a exercer o ministério que pensa ser melhor, ou mais apropriado. Isto seria egoísmo da parte do discipulador que está pensando em si mesmo e religiosamente diz que é uma necessidade da igreja que fulano assuma tal ministério.

A comunhão entre discipulador e discípulo deve ser plena no espírito e embasada no Amor de Deus, que não é egoísta (1 Cor 13:5).

Portanto você que é discipulador cuidado com o que você orienta o seu discípulo, se você foi escolhido por Deus para desenvolver algo específico no Corpo de Cristo, faça, porém tenha o cuidado de não exigir o mesmo do seu discípulo, pois talvez Cristo tenha outra coisa para ele na Igreja! Nunca esqueça que os talentos são dados segundo a capacidade de cada um! O discipulado existe para exercer a comunhão, “uns aos outros” e não para criar uma panelinha de evangelistas ou uma confraria de profetas, etc.

Que o Espírito Santo nos oriente em nossa caminhada rumo ao Reino de Cristo!

Pr. Enoque Müller Pedroso nasceu na cidade de Canoas/RS. É Técnico em Eletromecânica, formado também em Teologia pela EETAD (Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus). Em 2006 deixou um promissor emprego na secção administrativa, do setor de manutenção mecânica de uma grande empresa no ramo do vestuário, para assumir em tempo integral o ministério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.