A igreja III

Para que a Igreja cumprisse o propósito de Deus na Terra, Cristo a presenteou com os dons e ministérios colocando cada coisa no seu lugar. A liderança da Igreja foi dada para que houvesse crescimento, organização, aprendizado, e sobretudo, obediência à palavra de Deus. É um teste de humildade, submissão, paciência e obediência. O entendimento e a obediência as ordens de Cristo, levam a Igreja a um nível de proteção que a livram do pecado e das ações destrutivas de Satanás.

 

Efésios 4:11-13

Nos estudos anteriores aprendemos sobre os apóstolos, profetas, mestres e evangelistas, hoje vamos conhecer os pastores.

A palavra pastor significa literalmente cuidador de animais, ovelhas e cabras. Na Bíblia, especialmente no Novo Testamento, pastor não é um cargo como vemos hoje na maioria das congregações. A palavra pastor significa um cargo espiritual, um ministério, uma especialidade. Na igreja local existe com certeza vários pastores. O responsável pela igreja local não deveria ter o título de pastor como vemos hoje, pois segundo a Bíblia, a liderança da igreja deveria ser plural, ou seja, exercida por um colegiado que seriam chamados por Cristo Jesus e teriam capacitações ministeriais que é descrito em Efésios 4:11. Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres.

Pastor é um irmão que recebeu de Jesus uma função de cuidar, orientar, aconselhar e discipular os novos irmãos que chegam para congregar em uma igreja local. E esta função existe no meio das congregações hoje, porém não é reconhecida pela maioria dos seus membros.

O texto que analisamos é claro: “Ele escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da Igreja”. É Cristo quem escolhe os ministros, a igreja apenas reconhece neles o ministério dado por Jesus. Portanto, pastor na visão bíblica não é o presidente da igreja como vemos hoje e sim apenas um irmão no meio da igreja que é escolhido por Jesus Cristo, e recebe dele a capacitação ministerial para exercer o cargo para o qual foi chamado. Vamos ler outro texto que é mais claro sobre a direção de Cristo na escolha dos ministros: “Certa vez, quando eles estavam adorando o Senhor e jejuando, o Espírito Santo disse: – Separem para mim Barnabé e Saulo a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os tenho chamado.” (Atos 13:1-3).

E por que será que Jesus Cristo deu para a igreja os ministérios? Qual o propósito de haver apóstolos, pastores, profetas, evangelistas e mestres? A própria Bíblia responde: “Ele fez isso para preparar o povo de Deus para o serviço cristão, a fim de construir o corpo de Cristo.” (Ef 4:12).

Até o próximo estudo!

 

Ponha em discussão:                          

  • Ore pedindo a Deus que lhe dê revelação da sua Palavra!
  • Faça da sua família, uma igreja! Faça um culto semanal na sua casa!

 

Pr. Enoque Müller Pedroso nasceu na cidade de Canoas/RS. É Técnico em Eletromecânica, formado também em Teologia pela EETAD (Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus). Em 2006 deixou um promissor emprego na secção administrativa, do setor de manutenção mecânica de uma grande empresa no ramo do vestuário, para assumir em tempo integral o ministério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.