A igreja IV

A liderança na Igreja foi dada para que houvesse crescimento, organização, aprendizado, e sobretudo obediência à palavra de Deus. Além dos ministérios Deus deu outros presentes à igreja a fim de capacitá-la a viver neste mundo. Esses presentes estão descritos na Bíblia Sagrada como “dons”. A palavra “dom” na Bíblia quer dizer: presente. Então Deus presenteou a Igreja com os dons e fez isso para que a Igreja tivesse condições de se preparar para se encontrar com o seu Rei.

 

2 Pedro 1:3-8

Nos estudos anteriores aprendemos sobre os ministérios de apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres. Hoje vamos falar sobre os dons que o Espírito Santo concede à Igreja.

Se os ministérios são dados por Jesus Cristo, os dons são dados à igreja por meio do Espírito Santo. Quando Jesus subiu, em Atos 1:8, Ele disse aos discípulos: “Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder…”. Basicamente os dons do Espírito Santo conferem à Igreja poder, capacitação e dinamismo. Muitos pregadores e professores da Bíblia ensinam que existem nove dons, dizem isto baseados na lista de dons que aparece na carta de Paulo aos Coríntios em 1 Co 12:8-10.

Não concordamos que existam somente nove dons até porque isso seria limitar um Deus que é Todo-poderoso. E também porque na carta aos Romanos 12:6-8 temos uma lista de dons maravilhosos que estão à disposição da igreja, é só pedir. E para provar que os dons são inúmeros e não apenas nove, temos uma outra lista na carta de Pedro em 2 Pe 1:4-7.

Antes de listar os dons vamos aprender com os escritores da bíblia alguns itens importantes sobre o assunto:

  • Os dons ressaltam a unidade apesar de diferentes. Cada um tem pelo menos um dom para contribuir com a igreja com o seu dom, não somos nada sozinhos, mas se tivermos dois ou mais já começa a igreja.
  • “Para o bem de todos, Deus dá a cada um alguma prova da presença do Espírito Santo” 1 Co 12:7 e também: “Porém é um só e o mesmo Espírito quem faz tudo isso. Ele dá um dom diferente para cada pessoa, conforme Ele quer” 1 Co 12:11.
  • Os dons são dados para nos fortalecer e capacitar com poder de Deus, para vencer o pecado e a iniquidade da carne. “Ele faz isso para que, por meio desses dons, nós escapássemos da imoralidade que os maus desejos trouxeram a este mundo e pudéssemos tomar parte na sua natureza divina”. 2 Pe 1:4.

 

Ponha em discussão:                          

  • Ore pedindo a Deus que lhe dê os dons do Espírito Santo!
  • Faça da sua família, uma igreja! Faça um culto semanal na sua casa!

 

Pr. Enoque Müller Pedroso nasceu na cidade de Canoas/RS. É Técnico em Eletromecânica, formado também em Teologia pela EETAD (Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus). Em 2006 deixou um promissor emprego na secção administrativa, do setor de manutenção mecânica de uma grande empresa no ramo do vestuário, para assumir em tempo integral o ministério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.