A igreja

A Igreja é o corpo de Cristo em ação na terra. É formada de pessoas que se submetem ao comando da cabeça do corpo que é: CRISTO. Nunca esqueça que o prédio não é igreja, nem mesmo o nome ou o sistema religioso. Igreja é a reunião de duas ou mais pessoas onde o centro e líder máximo é Cristo Jesus. Nesta série de estudos vamos tratar da formação e desenvolvimento da igreja.

 

1 Coríntios 12:28

Na semana passada aprendemos sobre a formação da igreja e achamos três itens necessários para o seu início.

1 – Crer no evangelho de Jesus Cristo; 2 – Ser batizado nas águas; 3 – Congregar, fazendo parte de um grupo.

Hoje vamos entender a organização dos grupos chamados igreja. Quanto a definição, pensamos ser a mais correta e inclusive Cristo nos dá base para pensarmos assim, a ideia de que existe duas igrejas, ou seja, uma formada por um grupo definido que se reúne em um local e por isso nominamos de Igreja local e outra que é universal formada por todos os povos nações e línguas que professam a sua fé na Palavra de Jesus Cristo.

No livro de Mateus 18:17, Cristo se refere claramente à igreja local, onde um grupo se reúne. Já no capítulo 16, verso 18, Jesus está se referindo a Igreja em toda a terra e em todas as épocas.

Então a igreja local é o grupo que se reúne em um lugar próprio com endereço e liderança definidos. A igreja mundial são todos os cristãos ao redor do mundo independente de cultura, língua, raça ou cor, ok?

O próximo passo é a organização destes grupos locais. Como são formados, quem lidera, quem faz o quê? Vamos ler 1 Co 12:28.

Neste texto encontramos uma lista por ordem de chegada que foram dadas por Jesus Cristo para organizar a igreja, vamos ver o texto:

Na Igreja, Deus pôs tudo no lugar certo: em primeiro lugar, os apóstolos. ”. A palavra “apóstolo” quer dizer “enviado”. Entendemos que quando Deus cria um grupo para viver uma vida de comunhão com ELE, esse grupo foi iniciado por um apóstolo. Deus envia essa pessoa para iniciar o trabalho de fazer conhecido o evangelho de Cristo em um determinado lugar. Segundo o texto bíblico, toda igreja local se inicia em primeiro lugar por um apóstolo; alguém enviado por Jesus para realizar um trabalho.

“… em segundo, os profetas, …”. Logo após a formação da igreja local Deus levanta profetas. E por que Deus faz isto? Porque a Bíblia diz que sem profecia o povo se corrompe. O profeta é aquele escolhido por Deus para trazer a palavra e a orientação de Deus diretamente ao povo.

Ele não lê um texto, ele traz por visões ou sonhos ou revelação, o recado de Deus para o povo.

Até o próximo estudo!

Ponha em discussão:                          

  • Ore pedindo a Deus que lhe dê revelação da sua Palavra!
  • Faça da sua família, uma igreja! Faça um culto semanal na sua casa!

 

 

Pr. Enoque Müller Pedroso nasceu na cidade de Canoas/RS. É Técnico em Eletromecânica, formado também em Teologia pela EETAD (Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus). Em 2006 deixou um promissor emprego na secção administrativa, do setor de manutenção mecânica de uma grande empresa no ramo do vestuário, para assumir em tempo integral o ministério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.