Buscando a Presença

Lendo a história de Davi quando resolveu trazer Arca da Presença de Deus para Jerusalém, não consegui deixar de lembrar alguns eventos ou movimentos que tive o desprazer de conhecer; eu explico: Participei de inúmeros congressos, conferências, retiros, etc onde se buscava a presença de Deus, ou pelo menos era isso que seus idealizadores propunham, e o que vi foi um esforço incrível bem organizado, porém humano, de trazer a presença de Deus. Ora, buscar a presença de Deus logicamente deve ser dentro dos parâmetros dEle, se não for assim você terá de arcar com as conseqüências.

Em 2 Samuel 6, lemos uma história tremenda sobre a santidade de Deus, a displicência dos homens bem como arrependimento e perdão. Davi tentou trazer a Arca que era símbolo da presença gloriosa de Deus no meio do seu povo de uma forma errada, causando assim uma tragédia. Li em um artigo certa vez que a morte do jovem Uzá na referida história, foi causada pela falta de temor, de respeito com as coisas sagradas, eu concordo. Dizia o artigo que Uzá foi acostumando com a presença da Arca em sua casa. Nos primeiros dias talvez ele nem dormisse direito, era impactante ter um objeto tão sagrado em sua própria casa, mas com o passar do tempo se tornou comum, foi se perdendo o temor. Uzá se acostumou com a ideia da Arca em sua casa que  perdeu a graça, se tornou normal. Até que um dia esta displicência chegou ao limite, Uzá colocou a mão naquilo que representava a presença de Deus ali de forma inadequada, talvez irritado com o desfecho da história e teve morte instantânea. Não sabemos ao certo o que se passava no coração de Uzá, mas Deus sabia e Ele é Justo, Santo e Todo-Poderoso.

Quando li esta passagem fiz uma pergunta:  De onde Davi tirou a ideia de trazer a Arca em um carro de bois?  Alguém sabe?  A resposta se encontra em 1 Samuel 6.

Os filisteus aterrorizados com o juízo de Deus sobre eles por terem tomado a Arca da Presença do Deus de Israel, consultaram os seus adivinhos, astrólogos e feiticeiros qual seria a melhor forma de se livrarem daquele objeto tão sagrado e que causou a ira do Senhor dos Exércitos. Os feiticeiros então disseram que colocassem a Arca em um carro de bois puxado por duas vacas que ainda amamentavam, fazendo uma prova da misericórdia de Deus e deu certo, eles se livraram da Presença incômoda de um Deus Santo em terras iníquas onde habitavam povos ímpios e perversos.

Ora Davi sabendo desta história, displicentemente copiou a ideia de transportar a Arca da Presença em um carro de bois tal qual fizeram os ímpios filisteus, desobedecendo a uma ordem expressa de Deus de que quando fosse necessário o transporte da Arca, o fizessem nos ombros de sacerdotes. Davi agiu por impulso, sem pensar, sem consultar a Deus. Não leu a lei para saber como trazer a Arca da Presença de volta a Jerusalém. O resultado foi desastroso.

Hoje vemos a história se repetir. Quantos problemas poderiam ser evitados por ministérios que copiam modelos ímpios, ideias erradas de trazer a presença de Deus à suas reuniões. Deus não muda, a Arca ainda deve ser transportada por sacerdotes, não tente mecanizar a presença de Deus, Deus não se deixa manipular. A presença dEle não é atraída por uma grande ideia, com aparatos tecnológicos, com um projeto desenvolvido por empresas de marketing ou algo assim. A presença de Deus sempre vem nos ombros de homens de oração com vida consagrada, separados para o serviço pelo Espírito Santo (At 13:2), não por apadrinhamento ou por politicagem.

A lição que fica para nós é que a presença de Deus não vem por esforço humano mas por um propósito de Deus, e a Arca é trazida para o meio do povo nos ombros de sacerdotes escolhidos por Deus. Você quer a presença de Deus? Você quer a glória de Deus? Procure nEle, por Ele, não faça por qualquer outro motivo, mesmo que pareça certo ou nobre, não aja por si mesmo. Se Ele quer assim, assim será. Ele é o centro.  Não tenha projetos seus para o Reino dEle.  Desenvolva projetos dEle para Ele.

Que Deus nos dirija e nos dê sabedoria!

 

Pr. Enoque Müller Pedroso nasceu na cidade de Canoas/RS. É Técnico em Eletromecânica, formado também em Teologia pela EETAD (Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus). Em 2006 deixou um promissor emprego na secção administrativa, do setor de manutenção mecânica de uma grande empresa no ramo do vestuário, para assumir em tempo integral o ministério.

One thought on “Buscando a Presença

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.