Comemoramos o Natal?

Vamos dar uma pausa em nossos estudos sobre a METANOIA, pois é certo que continuaremos mais tarde, para falarmos em um assunto do momento: NATAL. É correto comemorarmos o Natal? Por que muitos cristãos não se importam com esta data? E mais: Por que muitos líderes cristãos ensinam que não se deve comemorar o Natal?

Isaías 9:6-7

Quando eu era criança eu participava de lindas festas com a igreja do bairro que morava, em comemoração ao nascimento de Cristo. Lindas peças teatrais, muito bem executadas retratavam o nascimento de Cristo, o prédio onde a igreja se reunia ficava todo enfeitado. Para nós crianças era a oitava maravilha do mundo.

Porém certo dia alguém chegou de outra cidade e trouxe um estudo dizendo que a árvore de natal era um símbolo católico que representava a Nossa Sra. Aparecida. Disse também que os enfeites de Natal eram ídolos e que todos os enfeites, as vestimentas dos participantes do teatro eram um engano, uma mentira, e pronto, nunca mais se comemorou o Natal naquela congregação. Se falava sobre a importância do nascimento de Cristo, porém nem pensar em falar em árvore de Natal ou qualquer outro objeto visível ligado a data.

O mais importante, foi que se disse naquela época que todos naquela congregação estavam em pecado de idolatria, por usarem árvore, enfeites e vestimentas simbolizando o Natal, e que deviam pedir perdão. Disseram que o verdadeiro Natal ocorre dentro de nós, que o Natal é Jesus em nossos corações e que nada daqueles apetrechos usados agradava a Deus.

Talvez eles estivessem certos se não fosse um detalhe muito importante. O que define a presença de Deus em nossas vidas? Seria um grito bem alto? Seria a cor do cabelo? Seria uma árvore de Natal? Ou talvez, não ter árvore de Natal?

Na verdade, nenhum esforço humano irá me deixar mais próximo ou mais longe de Deus. Leia Colossenses 2:4-10; 18-23. Também na carta de 1 Coríntios Paulo fala da liberdade cristã, da graça e do amor cristão. Sendo assim se você acha que não deve ter árvore de Natal, não tenha. Porém não critique seu irmão que tem. E você que tem não se julgue melhor do que o irmão fraco na fé que não tem. Porque Deus é um só.

Eu aproveito o Natal para reunir a família, agradecendo por Jesus ter nascido nesta terra nos trazendo paz e amor aos homens de boa vontade, dos quais eu sou um! Você é um homem de boa vontade? Sim? Então, Feliz Natal para você e sua família!

Pense nisso e até o próximo estudo!

Pr. Enoque Müller Pedroso nasceu na cidade de Canoas/RS. É Técnico em Eletromecânica, formado também em Teologia pela EETAD (Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus). Em 2006 deixou um promissor emprego na secção administrativa, do setor de manutenção mecânica de uma grande empresa no ramo do vestuário, para assumir em tempo integral o ministério.

2 thoughts on “Comemoramos o Natal?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.