Em que tempo estamos? Eventos de Sua vinda!

A Bíblia fala que Jesus veio na ‘plenitude dos tempos’ ou no tempo certo. O tempo certo de Jesus nascer humano na terra, veio com uma combinação de eventos que se encaixaram de forma tremenda e maravilhosa, ou seja, segundo o propósito divino, o plano de Deus.

Evento Geral – Jesus veio cumprindo uma promessa de Deus lá no Jardim do Éden, feita contra satanás:  ..da semente da mulher vai nascer um que pisará a tua cabeça..” eu chamo de evento geral pois obedece um plano universal de salvação elaborado por Deus.

Evento Político – Jesus nasceu quando o império Romano governava todo o Oriente Médio, haviam unificado o controle político e permitiam uma relativa liberdade cultural e religiosa dos povos conquistados. Também temos de ressaltar que a infraestrutura como transporte, estradas, pontes, etc concorreram para o tempo certo da vinda do Messias.

Evento Cultural – Quando Jesus apareceu para o mundo, era um momento em que a cultura grega havia conquistado todo o império romano, a língua falada era o grego popular conhecido como Koiné e também havia a idéia da liberdade de pensamento onde filósofos e pensadores se multiplicavam pelo mundo da época.

Evento Social – Quando Jesus veio ao mundo, muitos outros ‘messias’ haviam surgido antes dEle tentando trazer mudança e liberdade ao povo, porém todos se referiam ao jugo do governo romano. Muitos judeus se rebelaram contra o governo romano promovendo revoltas armadas que foram violentamente reprimidas.

Evento Espiritual – O Messias nasceu em um país desesperançado, onde a maioria do povo já não cria mais em mudança, não havia fé, esperança e confiança. Fazia mais de 400 anos que Deus não falava com o povo, era um tempo de sequidão. Neste cenário nasce Jesus em Belém da Judéia.

Evento Astrofísico – Um astro no céu, visível a olho nu, chamou a atenção de alguns estudiosos atentos aos escritos sagrados. O aparecimento de um astro brilhante sinalizou que algo tremendo estava acontecendo, um aviso, um sinal no céu, levado a sério por alguns atentos estudiosos que vigilantes aguardavam por algum sinal de mudança no cenário da história.


E por último eu chamo de Evento Particular, uma intimidade de dar inveja aos cristão que vivem sob a graça. Esse evento reúne todos os sinais pessoais, ou seja, os avisos que Deus deu a pessoas particulares como Simeão por exemplo, o Espírito Santo havia dito que ele não morreria antes de ver pessoalmente o Messias, o salvador.

Traçando um paralelo entre a primeira e a segunda vinda de Cristo, penso que ficaremos certos de que o tempo da sua vinda é AGORA. Todos os eventos estão se encaixando de forma a cumprirem os requisitos necessários para que o tempo se cumpra segundo o propósito do PAI e então o evento tão esperado aconteça. Analisando a situação atual vemos que sob qualquer ponto de vista o momento é este, tenho apenas uma dúvida para afirmar que a volta de Jesus é para os dias próximos: o Evento Particular. Será que no coração dos filhos de Deus está nascendo uma determinação, um desejo, um clamor por sua vinda? Um anseio por ver sua face? Será que existem pessoas determinadas a clamar por sua volta, ou todos estamos ‘embriagados’ com as coisas da terra?  Penso que um casamento só acontece quando a noiva se apronta e chega para cerimônia; não creio que Deus vai determinar uma data para a volta de Cristo a revelia dos seus filhos. O momento certo da vinda de Cristo tem mais a ver conosco do que com Ele. Nós somos a noiva, é nós que temos de nos aprontar para o encontro, nós que temos de colocar as coisas nos seus lugares determinando assim o momento para o casamento.

O momento sem dúvida é este, os eventos conspiram para isso, os eventos político, social, cultural e religioso; precisamos agora do Evento Particular que é entre nós e o Espírito Santo. Será que temos intimidade suficiente para ouvir a mesma promessa que Simeão ouviu? Será que estamos atentos aos sinais dos tempos como estavam os sábios do Oriente?… Creio que Jesus voltará quando da terra se levantar um grande clamor por sua vinda, este desejo por sua volta esta sendo implantado nos corações dos filhos de Deus pelo Espírito Santo que é o aio que conduz a noiva preparada e adornada até o Noivo.

Nos últimos dias estamos vivendo um chamado à oração, muitos irmãos ao redor da terra estão testificando sobre este ‘acordar’ do Espírito Santo para interceder e clamar sobre o tempo em que estamos vivendo. Oro a Deus para que você ao ler este texto, seja compelido a fazer parte deste exército que como Simeão está clamando ansiosamente para ver a face do Amado da nossa alma!


Pr. Enoque Müller Pedroso nasceu na cidade de Canoas/RS. É Técnico em Eletromecânica, formado também em Teologia pela EETAD (Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus). Em 2006 deixou um promissor emprego na secção administrativa, do setor de manutenção mecânica de uma grande empresa no ramo do vestuário, para assumir em tempo integral o ministério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.