Igreja em Células

Células

As células são definidas como a menor porção da matéria. O dicionário digital “Wikipédia” explica que as células podem ser comparadas aos tijolos de uma casa. Pois bem, designamos célula à menor porção da igreja, ou seja, dois ou três e, além disso, se reunidos em nome do Senhor, Ele estará junto.

Nós da CVA, somos uma Igreja organizada em células. Nossa visão é de que uma reunião em um lugar qualquer que pode ser a casa de alguém ou um escritório ou uma garagem, etc, pode se tornar uma célula, desde que os que se reúnam ali, façam isto para pregar o evangelho, louvar a Deus e comungar com os irmãos no amor de Cristo. Nas células é onde a verdadeira comunhão acontece, por ser um grupo pequeno, todos se conhecem, e podem ajudar-se mutuamente em oração, e nas necessidades.  Nossas células são pequenas igrejas, onde tudo acontece. Nas reuniões há um momento de louvor, recepção de visitantes se houver, a pregação da palavra, oração e espaço para perguntas, depois um momento de descontração e relacionamento, com chimarrão, lanche, suco etc. Tudo isso deixa o visitante a vontade e com liberdade, assim ele dificilmente deixará de voltar, pois o ambiente descontraído e acolhedor lhe fez bem. Fazemos a nossa parte e o Espírito Santo faz a dEle.

Discipulado

O discipulado é à base dos relacionamentos da igreja de Jesus Cristo. O próprio Jesus quando iniciou seu ministério, exemplo para nós, o fez mediante o discipulado. Formar discípulos é imperativo para o crescimento saudável, tanto qualitativo como quantitativo da igreja de Jesus. Quando começamos o ministério CVA, começamos sobre uma base firmada no discipulado pessoal. Reuníamos-nos periodicamente, ensinando, conversando, orando juntos e isso foi preponderante para o sucesso deste ministério.

Porém com o crescimento da igreja ficou impossível, cuidar um a um todos os membros do corpo de Cristo na CVA, então falhamos no cuidado da igreja trazendo prejuízo ao crescimento com qualidade da igreja de Jesus. Alguns dos obreiros e pastores que começaram junto conosco, ficaram meses sem receberem uma visita para conversar, orar e tratar alguns assuntos concernentes a vida tanto pessoal como ministerial, isso com certeza, influenciou a saída de alguns que foram chamados por Deus para iniciarem este poderoso ministério que é a CVA em Parobé RS. Então pareceu bem a nós e ao Espírito Santo, implantarmos um modelo baseado no ministério de Jesus: discipulado um a um.

Neste tempo conhecendo quase todos os modelos de administração eclesiásticas que existem no Brasil e no mundo, oramos a Deus e implantamos as células, que são cultos nas casas, e todas elas tendo como base o MDA (Microcélula de Discipulado Apostólico ou Modelo de Discipulado Apostólico).

O MDA é justamente o discipulado pessoal um a um em toda a igreja. Cada membro é discipulado por alguém, e conseqüentemente discipula no mínimo uma pessoa e no máximo três, com raros casos de mais de três pessoas. Todos estão interligados numa rede de discipulado, uma vez por semana, se reúnem os MDAs, em toda a cidade. Conversam, aprendem, exortam e oram, fortalecendo o relacionamento cristão, a verdadeira unidade do corpo de Cristo. Todos são ajudados, orientados semanalmente, ninguém está sozinho. Como o apóstolo Paulo ensina, carregando as cargas uns dos outros, animando, fortalecendo um a um, em amor.

Por tudo isso o discipulado é à base do relacionamento na igreja de Jesus.