Liberdade x Regras

A carta de Paulo aos gálatas é rica na dissertação sobre a GRAÇA de Deus e nos ensina muito sobre como viver sob este presente de Deus, sua graça. Mas não é só aos gálatas que o apóstolo escreveu sobre este assunto, aos colossenses ele também discorre sobre a graça de Deus e a liberdade que Ele nos dá.

Por tudo isso, sabemos que a vida cristã não é baseada em regras. Qualquer organização no sentido de regras de vida tais como: art 1,  art 2,  art 3,  não toque nisso, não coma aquilo, etc, etc, não provem de Deus e sim dos homens. Pode até ser uma boa ideia, pode até ajudar  de alguma forma, mas não tem valor nenhum para santidade, que provém de um coração puro, e uma mente livre.

Dito isso quero falar sobre a oração. Embora a vida cristã não seja baseada em regras, as perguntas permanecem: Como alguém consegue andar com Deus sem conversar regularmente com Ele? Como se pode manter o espírito vivo sem alimentá-lo? Que cristão é aquele que não cai sem contato pessoal e individual com Jesus, que se satisfaz apenas de reuniões coletivas? Que tipo de cristianismo é este em que as pessoas reúnem-se para cantar louvores e ouvir pregações  – mas raramente cultivam uma vida devocional de relacionamento individual com Deus?

A oração é a marca da nossa fé num Deus vivo, que nos houve e atende.

As turbulências e dificuldades só aumentarão daqui em diante, e somente com uma vida de oração e tempo com Deus (MSD) é que teremos força interior para nos manter firmes até o fim. A bíblia nos dá muitos exemplos de homens e mulheres que cumpriram o seu papel ante o seu chamado.  Pessoas que cumpriram o propósito para o qual foram criados, e só conseguiram isso por terem uma vida de proximidade com Deus, uma vida de oração, eram  amigos de Deus, o livro aos Hebreus os chama de heróis da fé.

Nos dias de hoje temos inúmeros desafios, e só conseguiremos vencê-los com oração.  A família criação e projeto de Deus está sendo duramente atacada. Como conseguiremos manter a nossa família a salvo do lixo do inferno?  Estamos orando regularmente com nossa família?  Estamos ensinando nossos filhos a ter uma vida com Deus?  Nossos filhos têm em nós, pais, um exemplo dedicado à oração?  Nada parece mais simples do que separar alguns momentos nobres do nosso tempo para investir na comunhão íntima com Deus. Quem já tentou  por em prática o MSD, sabe que nada é mais sujeito a oposição e impedimentos!  Nossa oração é que cada um seja despertado e fortalecido para dedicar-se com perseverança a essa área tão fundamental, a oração!

Diz a Bíblia Sagrada: “Orai sempre”.

Como já disse, não quero impor regras de ter que orar, porque sou cristão eu tenho que orar todo dia, ou 1h por dia ou três vezes por dia, não, quero apenas alertar e dizer:  não conheço cristão, que não tivesse uma vida pessoal de oração,  que permaneceu firme na fé. Se você quer permanecer firme com Jesus e buscar força para vencer as adversidades que estamos passando e as que virão, ore. Ore sempre!

 

 

Pr. Enoque Müller Pedroso nasceu na cidade de Canoas/RS. É Técnico em Eletromecânica, formado também em Teologia pela EETAD (Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus). Em 2006 deixou um promissor emprego na secção administrativa, do setor de manutenção mecânica de uma grande empresa no ramo do vestuário, para assumir em tempo integral o ministério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.