O Espírito Santo I

Deus é trino, ou seja, é Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. A trindade Divina.

O Espírito Santo é Deus em nós, aqui agora. Foi enviado para estar conosco todos os dias 24hs por dia. É Ele que nos transforma à imagem de Deus, nos ensina, nos dirige, orienta e ajuda. A Bíblia ensina como entendermos melhor o relacionamento que temos com o Consolador.

 

Lucas 11:13

E como adquirimos o Espírito Santo? Leia o texto a seguir:

“Pedro respondeu: – Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para que os seus pecados sejam perdoados, e vocês receberão de Deus o Espírito Santo.” (At 2:38).

É automático, não precisa mais nada? OBEDECER. Leia:

“Nós somos testemunhas de tudo isso – nós e o Espírito Santo, que Deus dá aos que lhe obedecem.” (At 5:32).

Na verdade, é simples, porém poderoso. O Espírito Santo age em nós para entendermos o plano de salvação. É Ele quem nos convence do pecado, e nos faz crer em Jesus. Porém a Bíblia fala de um batismo de fogo. Batismo no Espírito Santo.

O Espírito Santo deu sequência ao plano divino para a humanidade. Cristo completou o trabalho de salvação e redenção abrindo caminho para nos encontrarmos com Deus o Pai, porém, a santificação só é possível com a ação do Espírito Santo em nós. Este texto nos dá uma clara evidência de como o trabalho de santificação ocorre em nossa vida.

O Espírito Santo cumpre, assim como Jesus cumpriu, o propósito de Deus. Até mesmo quando Jesus estava na terra ele estava fazendo o plano de Deus e muitas vezes o Espírito Santo o usava para os propósitos de Deus na sua vida. Leia o texto:

“Então o Espírito Santo levou Jesus ao deserto para ser tentado pelo Diabo.” (Mt 4:1).

Lendo assim sem estudar com calma, podemos achar estranho este versículo, mas é isso mesmo, o Espírito Santo cumpre o propósito de Deus para nós, mesmo que isto signifique nos levar para o deserto para provar a nossa fé.

O Espírito Santo nos dá palavras para falarmos em defesa da nossa fé. Leia o texto abaixo: “Pois naquela hora o Espírito Santo lhes ensinará o que devem dizer.”  (Lc 12:12).

Nunca se preocupe o que você vai dizer quando for indagado pelas autoridades sobre a sua fé.

O Espírito Santo nos ensinará todas as coisas necessárias para o entendimento completo do plano de Deus para nós. Você sabe qual o seu chamado? Qual o propósito de Deus para você? O texto a seguir tem a resposta: “Mas o Auxiliador, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará com que lembrem de tudo o que eu disse a vocês.” (Jo 14:26).

Ponha em discussão:                          

  • Ore pedindo a Deus que lhe dê o Espírito Santo!
  • Faça da sua família, uma igreja! Faça um culto semanal na sua casa!

 

Pr. Enoque Müller Pedroso nasceu na cidade de Canoas/RS. É Técnico em Eletromecânica, formado também em Teologia pela EETAD (Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus). Em 2006 deixou um promissor emprego na secção administrativa, do setor de manutenção mecânica de uma grande empresa no ramo do vestuário, para assumir em tempo integral o ministério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.