O Espírito Santo II

O Espírito Santo é Deus em nós, aqui agora. É Ele que nos transforma à imagem de Deus, nos ensina, nos dirige, orienta e ajuda. Ele é responsável por cumprir em nossa vida os propósitos de Deus. Ele tanto nos manda fazer algo como também nos proíbe de fazer alguma coisa.

A Bíblia ensina como entendermos melhor o relacionamento que temos com o Consolador.

 

Atos 15:28

Neste estudo vamos aprofundar um pouco mais as funções do Espírito Santo na vida do cristão e da igreja. E para começar vamos ler o texto abaixo que prova que o Espírito Santo é quem toma as decisões na Igreja:

“Certa vez, quando eles estavam adorando o Senhor e jejuando, o Espírito Santo disse: – Separem para mim Barnabé e Saulo a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os tenho chamado.” (At 13:2).

Este texto prova que o Espírito Santo dirige a Igreja e todas as decisões relativas a direção da igreja está debaixo do poder do Espírito Santo.

É o Espírito Santo que avisa a igreja sobre desastres naturais e crises sociais, para que a igreja se posicione a respeito do assunto, leia:

“Um deles, chamado Ágabo, levantou-se e, pelo poder do Espírito Santo, anunciou: – Haverá uma grande falta de alimentos no mundo inteiro. Isso aconteceu quando Cláudio era o Imperador romano.” (At 11:28).

É o Espírito Santo que delibera sobre a vida dos cristãos, conduta e ações que qualificam um cristão. No texto a seguir, os apóstolos decidiram e o Espírito Santo aprovou algumas regras de vida para os cristãos fora de Jerusalém. Leia:

“Porque o Espírito Santo e nós mesmos resolvemos não pôr nenhuma carga sobre vocês, a não ser estas proibições que são, de fato, necessárias:  não comam a carne de nenhum animal que tenha sido oferecido em sacrifício aos ídolos; não comam o sangue nem a carne de nenhum animal que tenha sido estrangulado; e não pratiquem imoralidade sexual. Vocês agirão muito bem se não fizerem essas coisas. Saúde a todos!” (At 15:28-29).

E já que a obra é dele, Ele sabe a hora certa de avançar e de esperar ou mesmo de não fazer.

“Como o Espírito Santo não deixou que anunciassem a palavra na província da Ásia, eles atravessaram a região da Frígia-Galácia. Quando chegaram perto do distrito da Mísia, tentaram ir para a província da Bitínia, mas o Espírito de Jesus não deixou.” (At 16:6-7).

O Espírito Santo é Deus em nós, e nos prepara para o encontro com Jesus que logo, logo acontecerá. Maranata!

Ponha em discussão:                          

  • Ore pedindo a Deus que lhe dê o Espírito Santo!
  • Faça da sua família, uma igreja! Faça um culto semanal na sua casa!

 

Pr. Enoque Müller Pedroso nasceu na cidade de Canoas/RS. É Técnico em Eletromecânica, formado também em Teologia pela EETAD (Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus). Em 2006 deixou um promissor emprego na secção administrativa, do setor de manutenção mecânica de uma grande empresa no ramo do vestuário, para assumir em tempo integral o ministério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.