O propósito de Deus IV

Hoje temos mais um estudo da série que tentaram esclarecer os propósitos gerais de Deus, ou seja, o propósito para a humanidade. A partir da semana que vem vamos clarear um pouco o assunto sobre o propósito de Deus para a vida de cada um de nós. Não perca os próximos estudos, pois temos certeza que será de grande valia para o entendimento do plano de Deus na sua vida.

 

Efésios 1:22-23

Estamos quase ao fim da primeira parte desta série de estudos sobre o propósito de Deus. Para relembrar o que já aprendemos:

O primeiro propósito de Deus é separar um povo para si. Uma nação de filhos. Para a formação desse povo Deus criou, o que para nós é o segundo propósito: A família. O terceiro propósito de Deus vamos saber hoje, A igreja.

O propósito primeiro de Deus é criar um povo para si.  A família multiplicou os seres humanos formando este povo. Mas Adão desobedeceu a Deus trazendo o pecado ao mundo (Rm 3:23). Deus enviou Jesus para que todo que nele crer tenha acesso à Deus (Jo 3:16). Para formar este povo separado do pecado Deus criou a igreja. A Igreja é um propósito de Deus. Ele criou a Igreja para ensinar e revelar os seus planos a todos os que fizerem parte dela.

“Deus colocou todas as coisas debaixo da autoridade de Cristo e deu Cristo à Igreja como o único Senhor de tudo. A Igreja é o corpo de Cristo; ela completa Cristo, o qual completa todas as coisas em todos os lugares.” (Ef 1:22-23)

Entendemos que Igreja é a junção de duas ou mais pessoas em torno de Jesus. O próprio Cristo nos disse isso em Mt 18:20. Quando um grupo de pessoas se reúnem em torno do nome de Jesus recebe o nome de Igreja. A palavra igreja vem do grego ‘ekklesia’ que é traduzida por: reunião, assembleia, congregação de pessoas em torno de um mesmo assunto.

Sobre a formação da Igreja a Bíblia é riquíssima em detalhes. Vamos começar em Mt 16:18 onde pela primeira vez Jesus usou a palavra igreja: “Portanto, eu lhe digo: você é Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e nem a morte poderá vencê-la. ”.

Para que este grupo de pessoas convivesse juntos em torno do Senhor Jesus, o próprio Cristo começou a ensinar uma série de medidas. Imagine você que várias pessoas cada uma com um problema diferente, com formação cultural e social diferente, comecem a conviver juntos; é quase impossível. Por isso, Jesus começou a ensinar como conviver com os irmãos que embora diferentes entre si, vivem uma vida de paz e harmonia!

Pense nisso e até o próximo estudo!

Ponha em discussão:                          

  • Ore pedindo a Deus que lhe dê revelação da sua Palavra!
  • Faça da sua família, uma igreja! Faça um culto semanal na sua casa!

 

Pr. Enoque Müller Pedroso nasceu na cidade de Canoas/RS. É Técnico em Eletromecânica, formado também em Teologia pela EETAD (Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus). Em 2006 deixou um promissor emprego na secção administrativa, do setor de manutenção mecânica de uma grande empresa no ramo do vestuário, para assumir em tempo integral o ministério.

One thought on “O propósito de Deus IV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.