O Reino de Deus na terra

Existem algumas frases que usamos sem mesmo parar para pensar no seu real significado. Pior ainda se você tem algum grau de influência, seja por seu carisma pessoal ou pelo cargo que ocupa. Em se tratando de pregadores do Evangelho a coisa fica preta, pois podemos facilmente influenciar pessoas que levam a sério o que falamos como se isso pudesse selar seu destino. A própria Bíblia diz, citando Jesus Cristo, que por nossas palavras seremos justificados ou condenados (Mt 12:37).

A frase a que me refiro é: Como cristãos devemos influenciar o mundo e implantar o Reino de Cristo nesta terra, como nos recomenda o apóstolo Paulo em Rm 12:2”. Talvez no passado eu mesmo possa ter usado esta frase, sem a citação bíblica claro, porque citar Rm 12:2 para legitimar esta frase foi de uma infelicidade, ou ignorância sem fim. Não estou dizendo que quem usou esta frase vai para o inferno, não, o que estou dizendo é que esta frase não se sustenta à luz da Bíblia Sagrada, a Bíblia não diz que nós implantaremos o Reino de Cristo na terra e o pior, Rm 12:2 não diz nada disso.

Vejamos o que diz Romanos 12:2.

(RC) “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

(RA) “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

(NTLH) “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus. Isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a Ele”.

Como podemos ler aqui em três versões da Bíblia, não fala nada que vamos implantar o Reino de Cristo na terra. Eu penso que é uma influência da teologia pentecostal arcaica enraizada na nossa mente, que por termos o PODER do Espírito Santo em nossa vida vamos tomar o poder político do mundo. Aliás este erro foi cometido muitas vezes no passado, lembro agora dos discípulos de Jesus querendo destruir uma cidade inteira mandando descer fogo do Céu para queimá-los por que  as pessoa daquele lugar não deram pouso para eles, porém Jesus repreendeu-os. Os crentes carnais, ou seja, aqueles que não são dirigidos pelo Espírito Santo, mas sim por sua mente racional, que entenderam o Evangelho de Cristo não como o poder de Deus, mas sim como uma filosofia de vida, estes sim pensam dessa forma, mas na verdade, não é assim. A Bíblia diz que Cristo virá a esta terra e implantará o sEu Reino aqui. A nossa função como Igreja é nos preparar, cumprindo o propósito de Deus em suas esferas de aplicação, seja geral, pessoal ou como igreja.


Devemos estar atentos ao que o Espírito diz à Igreja, qual a nossa posição ante os fatos nesse tempo em que vivemos, estudar a Bíblia e pedindo a revelação do Espírito Santo sobre o que lemos é de grande valia, pois Ele é o nosso guia, apesar de bons livros de escritores cristãos, nunca devemos pautar nossas ações por eles e sim no que diz a Palavra de Deus. Sempre que sou impactado por alguma leitura vou ver se ela tem eco na Bíblia Sagrada. É simples, se você achou algo interessante em um livro, revista ou jornal compare com a Bíblia, se confirmar amém, se não, desconsidere.

Quanto a implantação do Reino de Cristo aqui a Bíblia é clara. Na oração apostólica ensinada por Cristo diz: “venha o teu reino;…” o reino é dEle, não fica claro aqui que nós implantaremos o Reino de Cristo. No livro de Mateus tem a mais extensa lista de parábolas sobre o Reino de Cristo ou Reino dos Céus ou Reino de Deus. Em todos os exemplos o significado sempre é exemplificar o sistema de governo no Reino e a atitude das pessoas que farão parte do Reino. Com aquelas parábolas Jesus procurou dar uma idéia sobre o que é o Reino e como as coisas funcionam lá, bem como quem entraria neste Reino. Agora, para tirar todas as esperanças daqueles que pensam que os evangélicos tomando o poder político de uma nação estariam implantando o Reino de Cristo tal qual está nas Escrituras Sagradas, leia Lucas 17:20-21 e para terminar leia Lucas 18:17.

Então pessoal, em Apocalipse 20:1-2 diz que um anjo prendeu satanás por mil anos, para que ele nesse tempo não enganasse mais os povos. No final do versículo 4 diz assim: “…Essas pessoas tornaram a viver e reinaram com Cristo durante os mil anos.” (NTLH). Em Apocalipse 21 verso 3 diz: “… – Agora a morada de Deus está entre os seres humanos! Deus vai morar com eles, e eles serão os povos dele”.

Cremos que o Reino de Cristo será implantado na terra, a Bíblia diz, porém não é por nosso esforço, nem por articulações políticas, e sim por vontade e plano de Deus, enquanto isso vivemos o seu Reino aqui em atitudes e ações, pois o seu Reino está em nós. Amém.

Pr. Enoque Müller Pedroso nasceu na cidade de Canoas/RS. É Técnico em Eletromecânica, formado também em Teologia pela EETAD (Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus). Em 2006 deixou um promissor emprego na secção administrativa, do setor de manutenção mecânica de uma grande empresa no ramo do vestuário, para assumir em tempo integral o ministério.

One thought on “O Reino de Deus na terra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.