Os dons do Espírito Santo II
Deus presenteou a Igreja com os dons; Ele fez isso para que a Igreja tivesse condições de se preparar para se encontrar com o seu Rei.
Devemos estudar a Bíblia para entendermos melhor como nós estaremos aptos a herdar a vida eterna. Devemos saber como isto é possível apesar do pecado estar agarrado em nós, pois somos naturalmente pecadores.
2 Pedro 1:3-9; Gálatas 5
“Desse modo ele nos tem dado os maravilhosos e preciosos dons que prometeu. Ele fez isso para que, por meio desses dons, nós escapássemos da imoralidade que os maus desejos trouxeram a este mundo e pudéssemos tomar parte na sua natureza divina.” (1 Pe 1:4)
Este texto nos dá uma clara evidência de como o trabalho de santificação ocorre em nossa vida. Estre trabalho é uma prerrogativa do Espírito Santo. A santificação é o processo pelo qual nos tornamos aptos a herdar a vida eterna. Por isso mesmo ninguém pode conseguir isto por si só, mas nos tornamos santos pelo trabalho do Espírito Santo em nós.
A salvação é fruto do trabalho de Cristo na cruz, onde ao derramar o seu sangue, nos comprou para ele. Quando a fé alcança o nosso coração e cremos nesse sacrifício, recebemos o perdão dos nossos pecados e somos salvos. A santificação vem depois disto e diz respeito a nossa vida diária para mantermos a salvação até que Cristo volte. E para isso acontecer temos que frutificar no Espírito.
O texto acima é claro quando diz: “… por meio desses dons, nós escapássemos da imoralidade que os maus desejos trouxeram a este mundo e pudéssemos tomar parte na sua natureza divina.” Em outra versão da Bíblia está escrito: “… livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo”.
Sendo assim entendemos que Deus proveu os “presentes” do Espírito Santo, para que pudéssemos nos libertar da influência do mundo e nos livrar da nossa natureza pecadora. Os dons nos capacitam a andarmos em santidade. Agora, isso depende de nós, depois de sabermos disso devemos colocar em prática. A dica para sabermos se estamos cheios do Espírito Santo são os frutos do Espírito.
Se Ele estiver agindo em nós, produziremos isto: “Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei. As pessoas que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a natureza humana delas, junto com todas as paixões e desejos dessa natureza. Que o Espírito de Deus, que nos deu a vida, controle também a nossa vida!”
Ponha em discussão:
- Ore pedindo a Deus que lhe dê os dons do Espírito Santo!
- Faça da sua família, uma igreja! Faça um culto semanal na sua casa!