Por que sou crente?

Um dia desses conversando com um ex-colega de trabalho constatei um grave problema que assola as pessoas que frequentam as Igrejas.

Certa vez, outro colega me acusou de ser o único cristão do setor, e também o único que não possuía casa própria, e o único que não possuía um carro;  tentei argumentar que eu não estava na Igreja para comprar casa ou carro, estava porque descobri que Deus me criou para viver com Ele, e isso só seria possível se eu aceitasse o plano dEle que foi posto em prática através da cruz de Cristo; não adiantou muito porque fui zombado o dia todo sobre a minha vida ser aparentemente ruim, e a deles que não frequentavam a igreja ser uma vida melhor. Lembro que não fui defendido por nenhum dos outros colegas do setor, e nem podia pois penso que todos pensavam a mesma coisa: “Porque eu vou frequentar a Igreja, se o único cristão do setor é também o mais pobre?”.

Pois bem, ocorre que depois de anos encontrei um dos meus colegas daquela época, frequentando uma Igreja, fiquei muito alegre, pois ele não só frequentava a Igreja como era obreiro.  Depois que saí do nosso encontro onde conversamos sobre os motivos que o levaram a procurar uma igreja,  descobri algo que me deixou preocupado, chocado. A maioria das pessoas que estão na Igreja ou procuram a igreja, o fazem por motivos financeiros ou de saúde. Apenas uma minoria começa sua caminhada com Cristo, atraídas pela verdade sobre o Evangelho, que além de curar e libertar, nos dá a vida eterna. E a minha descoberta ganha força, quando constato que existe um exército de pessoas que um dia foram batizadas,  frequentavam uma Igreja e hoje estão parados, ou seja, decepcionados porque não encontraram aquilo que procuravam.  E será que procuravam Jesus? Será que procuravam conhecer a Deus? Penso que não, pois Deus diz na sua Palavra: “Fui achado por aqueles que me procuravam”. No Novo Testamento lemos Jesus dizendo: “Venham a mim os que estão cansados e sobrecarregados e Eu vos aliviarei.” E outra vez disse: “Aquele que vem a mim de maneira alguma lançarei fora”.


Se Jesus é achado por aqueles que o procuram, e se quem vai a Ele, não é mandado embora, então porque as pessoas desistem dEle? Só posso pensar que as pessoas estão em uma Igreja que não tem Jesus, ou vão a uma Igreja procurar outra coisa que não Ele!

Vamos avaliar essas duas hipóteses e assim aprofundar um pouco a discussão sobe o assunto.

I.  Igrejas que não pregam o Evangelho de Jesus – Existem hoje muitas denominações onde a causa da sua criação não é tão clara, umas começam por divisão, outras por rebelião, outras por dinheiro, outras por motivos ainda piores. Paulo nos advertiu que “…uns pregam por ciúmes, outros pregam por dinheiro, outros por divisão, o que importa é que o Evangelho seja pregado.” Então não é novidade que existam grupos cristãos onde o foco principal não é o Evangelho do Reino. Esta é uma das causas que existam tantos abandonos da fé.

II.  Pessoas que vão a Igreja procurar ajuda financeira ou saúde – Outra hipótese é que muitas pessoas vão procurar cura para suas doenças ou riquezas. As necessidades pessoais são a principal preocupação e foco na vida das pessoas hoje. Jesus disse: “Coloque em primeiro lugar o Reino de Deus e aquilo que Ele quer, e as demais coisas serão acrescentados”. Porém sabemos que a maioria não crê que deus possa nos acrescentar as necessidades pessoais se colocarmos o seu Reino em primeiro lugar.

Então as coisas se complicam quando aqueles que foram a uma Igreja que não prega o Evangelho de Jesus, se decepcionam com os resultados, pois nada do que está escrito na Bíblia parece acontecer na sua vida, eles não tem um encontro com Jesus porque simplesmente Jesus não está ali, e assim se afastam da comunhão e enfraquecem na fé.

Por outro lado aqueles que foram apenas por razões financeiras ou de saúde, assim que são atendidos na suas necessidades, esfriam na fé e deixam a comunhão, em outros casos não alcançam os seus objetivos, não são curados ou não melhoram sua vida financeira por motivos óbvios e então decepcionados por não alcançarem o que procuravam, se afastam da Igreja.

Fica claro então que somente aqueles que buscam conhecer Jesus, entender as suas palavras e com fé segui-lo até o fim, é que permanecem. E a Bíblia diz que, quem for fiel até o fim será salvo. Portanto coloque seu foco em Jesus, Ele é o autor e o finalizador da nossa fé, Ele é o Rei e Senhor e o seu Reino não terá fim, tire seus olhos das pessoas ou da Igreja, e coloque seus olhos em JESUS e então permanecerás fiel a até o fim.

PS.: Para os líderes e pregadores fica uma advertência, mesmo que na sua congregação entrarem pessoas procurando apenas solução temporária para seus problemas, você como discípulo de Jesus deve pregar o Evangelho de Jesus, doa a quem doer, pregue a verdade, pois quem convence o pecador é o Espírito Santo, e não você com um evangelho barato.

Pr. Enoque Müller Pedroso nasceu na cidade de Canoas/RS. É Técnico em Eletromecânica, formado também em Teologia pela EETAD (Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus). Em 2006 deixou um promissor emprego na secção administrativa, do setor de manutenção mecânica de uma grande empresa no ramo do vestuário, para assumir em tempo integral o ministério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.