Voto e Fé

Essa relação entre voto e fé tem há algum tempo ocupado meus pensamentos. Nem sempre que fazemos um voto, estamos confiando firmemente em Deus, as vezes justamente por não confiarmos, por não termos fé, é que nos valemos do voto para tentarmos chamar a atenção de Deus para a nossa necessidade.

Na Bíblia Sagrada temos um exemplo de um homem que a meu ver, fez um voto motivado por falta de fé. No livro de Juízes no cap 11 temos a história de Jefté, em vários versículos ele descreve as coisas que Deus fizera ao seu povo Israel. Ele faz uma defesa das terras que os amonitas estavam exigindo dos israelitas, em determinado momento do seu discurso ele diz: “Mas nós vamos ficar com tudo o que o Senhor, nosso Deus, conquistou para nós”(Jz 11:24). Esta é uma declaração de alguém que realmente confia no Senhor, e mais, além de confiar demonstra conhecimento da forma de Deus agir, quando diz  “…nós vamos ficar com tudo …”. Outra prova de que Jefté sabia que Deus lhes daria a vitória fica bem clara no versículo 27 quando ele diz: “Eu não fiz nada de errado contra vocês. Vocês é que fazem mal, querendo lutar contra mim. O Senhor é o juiz. Ele decidirá hoje entre os israelitas e os amonitas”. Por isso tudo eu penso que Jefté sabia que Deus o Senhor, daria aos Israelitas a vitória contra os seus inimigos que estavam reivindicando algo que não lhes pertencia. E para confirmar isso, no verso 29 fica claro que Deus havia escolhido Jefté para ser o libertador de Israel, pois se não fosse assim o Espírito do Senhor não teria dominado a vida de Jefté.

Vamos ler o verso 29: “Então o Espírito do Senhor dominou Jefté … “ este versículo fecha o meu pensamento de que Jefté  se precipitou ao fazer o voto descrito no verso 30.

Alguns itens para analisarmos:

a)      Ele sabia que as terras reivindicadas pelos amonitas pertenciam de fato aos Israelitas.

b)      Ele sabia que Deus restituiria aos seus filhos aquilo que era deles por direito, que de fato lhes pertencia.

c)      Ele sabia que Deus era um justo juiz.

d)     Por fim Deus o capacitou pelo seu Espírito.

Apesar de tudo isso Jefté parece que ainda não tinha certeza da sua vitória então levianamente propõe um voto, um voto infeliz, um voto que prova que ele não tinha fé na sua vitória.

Quantos de nós hoje fazemos a mesma coisa, Deus promete que estará conosco, promete que a vitória é nossa, mas mesmo assim fizemos um voto, parece que estamos pressionando Deus para Ele fazer a nossa vontade: “– Eu quero que Deus faça isso ou aquilo, então faço um voto para Ele não ter outra opção, senão fazer a minha vontade”.

Cuidado com os votos baseados na falta de fé na palavra de Deus! Os votos deveriam mudar a nossa concepção errada a respeito de Deus, e não forçar Deus a fazer o que queremos.

Por que Jefté fez aquele voto, se fica claro pelo texto bíblico que Ele sabia da vitória? Parece que ele queria ter certeza, então ofereceu um “presente” para Deus dar a vitória. Será que quando agimos assim não estamos querendo “garantir” por nós mesmos a vitória? Quantos de nós depois diz assim: “Se não fosse o voto que eu fiz, não teríamos sucesso”. Penso que isso está mais para: “Eu consegui a vitória, Eu tomei a decisão acertada, se não fosse Eu, não teria terminado bem.

Fica o alerta para todos nós: – Como e por que fazemos votos a Deus? Pense nisso e que Deus abençoe a todos!

 

 

Pr. Enoque Müller Pedroso nasceu na cidade de Canoas/RS. É Técnico em Eletromecânica, formado também em Teologia pela EETAD (Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus). Em 2006 deixou um promissor emprego na secção administrativa, do setor de manutenção mecânica de uma grande empresa no ramo do vestuário, para assumir em tempo integral o ministério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.