A igreja II

A Igreja é o corpo de Cristo em ação na terra. É formada de pessoas que se submetem ao comando da cabeça do corpo que é: CRISTO. Nunca esqueça que o prédio não é igreja, nem mesmo o nome ou o sistema religioso o são. Igreja é a reunião de duas ou mais pessoas onde o centro e líder máximo é Cristo Jesus. Nesta série de estudos vamos tratar da formação e desenvolvimento da igreja.
1 Coríntios 12:28
Continuando a partir do último estudo a organização da Igreja.
“…e, em terceiro, os mestres.
A palavra mestre no original grego é ‘didaskalos’ e significa: instrutor, doutor, professor. Então na igreja Deus colocou em terceiro lugar os mestres, aqueles que ensinam o povo.
Segundo o texto que analisamos os apóstolos vem primeiro colocando as bases do evangelho, como diz a Bíblia o alicerce do evangelho é posto pelos apóstolos e profetas. Eles ensinam o povo colocando os princípios da Palavra, e depois vem os mestres para ensinar e instruir o povo na verdade de Cristo.
O mestre é um professor, é aquele irmão que fala com desenvoltura de uma maneira que todos entendem o que ele fala. Tem o dom de ensinar e uma sabedoria dada por Deus para explicar o texto bíblico. É um ministério essencial na Igreja.
Vamos analisar outro texto que ao meu ver é mais claro no tocante ao ministério para a Igreja.
“Foi ele quem “deu dons às pessoas”. Ele escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da Igreja. Ele fez isso para preparar o povo de Deus para o serviço cristão, a fim de construir o corpo de Cristo.” (Ef 4:11-12)
Neste texto a ordem dos ministérios é mais fácil de visualizar. Em primeiro lugar os apóstolos, depois profetas, evangelistas depois pastores e mestres.
Já aprendemos sobre os apóstolos profetas e mestres, agora temos evangelistas e pastores.
Evangelistas são aqueles pregadores do evangelho que são como um primeiro impacto, que pregam o evangelho da salvação, apresentando Jesus como Senhor e Salvador, operam milagres e trazem muitas pessoas ao conhecimento da salvação. O maior exemplo é Filipe, o diácono, que está escrito em At 8:5-8. Note bem que quando Filipe cumpriu a sua missão vieram os apóstolos e colocaram o alicerce da Igreja em Samaria, colocaram em ordem as coisas (At 8:14). Filipe dirigido pelo Espírito Santo foi adiante (At 8:26). Cumpriu seu ministério de evangelizar e deixou para os apóstolos fazerem a parte deles na Igreja.
Até o próximo estudo!
Ponha em discussão:
- Ore pedindo a Deus que lhe dê revelação da sua Palavra!
- Faça da sua família, uma igreja! Faça um culto semanal na sua casa!