A igreja III

Para que a Igreja cumprisse o propósito de Deus na Terra, Cristo a presenteou com os dons e ministérios colocando cada coisa no seu lugar. A liderança da Igreja foi dada para que houvesse crescimento, organização, aprendizado, e sobretudo, obediência à palavra de Deus. É um teste de humildade, submissão, paciência e obediência. O entendimento e a obediência as ordens de Cristo, levam a Igreja a um nível de proteção que a livram do pecado e das ações destrutivas de Satanás.
Efésios 4:11-13
Nos estudos anteriores aprendemos sobre os apóstolos, profetas, mestres e evangelistas, hoje vamos conhecer os pastores.
A palavra pastor significa literalmente cuidador de animais, ovelhas e cabras. Na Bíblia, especialmente no Novo Testamento, pastor não é um cargo como vemos hoje na maioria das congregações. A palavra pastor significa um cargo espiritual, um ministério, uma especialidade. Na igreja local existe com certeza vários pastores. O responsável pela igreja local não deveria ter o título de pastor como vemos hoje, pois segundo a Bíblia, a liderança da igreja deveria ser plural, ou seja, exercida por um colegiado que seriam chamados por Cristo Jesus e teriam capacitações ministeriais que é descrito em Efésios 4:11. Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres.
Pastor é um irmão que recebeu de Jesus uma função de cuidar, orientar, aconselhar e discipular os novos irmãos que chegam para congregar em uma igreja local. E esta função existe no meio das congregações hoje, porém não é reconhecida pela maioria dos seus membros.
O texto que analisamos é claro: “Ele escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da Igreja”. É Cristo quem escolhe os ministros, a igreja apenas reconhece neles o ministério dado por Jesus. Portanto, pastor na visão bíblica não é o presidente da igreja como vemos hoje e sim apenas um irmão no meio da igreja que é escolhido por Jesus Cristo, e recebe dele a capacitação ministerial para exercer o cargo para o qual foi chamado. Vamos ler outro texto que é mais claro sobre a direção de Cristo na escolha dos ministros: “Certa vez, quando eles estavam adorando o Senhor e jejuando, o Espírito Santo disse: – Separem para mim Barnabé e Saulo a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os tenho chamado.” (Atos 13:1-3).
E por que será que Jesus Cristo deu para a igreja os ministérios? Qual o propósito de haver apóstolos, pastores, profetas, evangelistas e mestres? A própria Bíblia responde: “Ele fez isso para preparar o povo de Deus para o serviço cristão, a fim de construir o corpo de Cristo.” (Ef 4:12).
Até o próximo estudo!
Ponha em discussão:
- Ore pedindo a Deus que lhe dê revelação da sua Palavra!
- Faça da sua família, uma igreja! Faça um culto semanal na sua casa!