O propósito de Deus

“O SENHOR Deus diz ainda: Quando os setenta anos da Babilônia passarem, eu mostrarei que me interesso por vocês e cumprirei a minha promessa de trazê-los de volta à pátria. Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o SENHOR, quem está falando.” (Jeremias 29:10-11)
Romanos 8:28; Efésios 2:10
A partir desta semana vamos começar uma série de estudos sobre o propósito de Deus. Na verdade, o título poderia ser “os propósitos” porque para entendermos melhor o assunto deveríamos dividir em vários propósitos ou planos, por exemplo, propósito geral (humanidade), propósito local (para a congregação) e propósito pessoal (cada pessoa). Também poderíamos dividir em assuntos como propósito para a família, para jovens, adultos, crianças, filhos, pais, casais, etc.
Para começar o que deve ser entendido por todos é que DEUS TEM PROPÓSITO EM TODAS AS COISAS.
A procura pelo propósito tem intrigado muitas pessoas. É normal ouvirmos a pergunta: Por que isto acontece? Por que estou aqui? Por que Deus permite isso? Onde Deus está? Um dos erros principais dessa procura sem resposta por um propósito, é que começamos por nós, baseamos nossa procura pela nossa vontade, por nossos sonhos, esse sentimento natural e egoísta nos leva sempre ao desespero e a dúvidas e incertezas, porém se procurar as respostas no Criador de todas as coisas a resposta será simples.
Nenhum ser humano é um acidente, ninguém nasce por acaso, ninguém está aqui porque chegou, você foi planejado por Deus em cada detalhe, tudo em você tem uma razão de ser e quem pode lhe explicar isso é ELE, o seu Criador, DEUS!
O Salmista escreve: “Tu criaste cada parte do meu corpo; tu me formaste na barriga da minha mãe. Eu te louvo porque deves ser temido. Tudo o que fazes é maravilhoso, e eu sei disso muito bem. Tu viste quando os meus ossos estavam sendo feitos, quando eu estava sendo formado na barriga da minha mãe, crescendo ali em segredo, tu me viste antes de eu ter nascido. Os dias que me deste para viver foram todos escritos no teu livro quando ainda nenhum deles existia.” (Salmos 139:13-16).
Pense nisso e até o próximo estudo!
Ponha em discussão:
- Ore pedindo a Deus que lhe dê revelação da sua Palavra!
- Faça da sua família, uma igreja! Faça um culto semanal na sua casa!