O propósito de Deus IV

Hoje temos mais um estudo da série que tentaram esclarecer os propósitos gerais de Deus, ou seja, o propósito para a humanidade. A partir da semana que vem vamos clarear um pouco o assunto sobre o propósito de Deus para a vida de cada um de nós. Não perca os próximos estudos, pois temos certeza que será de grande valia para o entendimento do plano de Deus na sua vida.
Efésios 1:22-23
Estamos quase ao fim da primeira parte desta série de estudos sobre o propósito de Deus. Para relembrar o que já aprendemos:
O primeiro propósito de Deus é separar um povo para si. Uma nação de filhos. Para a formação desse povo Deus criou, o que para nós é o segundo propósito: A família. O terceiro propósito de Deus vamos saber hoje, A igreja.
O propósito primeiro de Deus é criar um povo para si. A família multiplicou os seres humanos formando este povo. Mas Adão desobedeceu a Deus trazendo o pecado ao mundo (Rm 3:23). Deus enviou Jesus para que todo que nele crer tenha acesso à Deus (Jo 3:16). Para formar este povo separado do pecado Deus criou a igreja. A Igreja é um propósito de Deus. Ele criou a Igreja para ensinar e revelar os seus planos a todos os que fizerem parte dela.
“Deus colocou todas as coisas debaixo da autoridade de Cristo e deu Cristo à Igreja como o único Senhor de tudo. A Igreja é o corpo de Cristo; ela completa Cristo, o qual completa todas as coisas em todos os lugares.” (Ef 1:22-23)
Entendemos que Igreja é a junção de duas ou mais pessoas em torno de Jesus. O próprio Cristo nos disse isso em Mt 18:20. Quando um grupo de pessoas se reúnem em torno do nome de Jesus recebe o nome de Igreja. A palavra igreja vem do grego ‘ekklesia’ que é traduzida por: reunião, assembleia, congregação de pessoas em torno de um mesmo assunto.
Sobre a formação da Igreja a Bíblia é riquíssima em detalhes. Vamos começar em Mt 16:18 onde pela primeira vez Jesus usou a palavra igreja: “Portanto, eu lhe digo: você é Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e nem a morte poderá vencê-la. ”.
Para que este grupo de pessoas convivesse juntos em torno do Senhor Jesus, o próprio Cristo começou a ensinar uma série de medidas. Imagine você que várias pessoas cada uma com um problema diferente, com formação cultural e social diferente, comecem a conviver juntos; é quase impossível. Por isso, Jesus começou a ensinar como conviver com os irmãos que embora diferentes entre si, vivem uma vida de paz e harmonia!
Pense nisso e até o próximo estudo!
Ponha em discussão:
- Ore pedindo a Deus que lhe dê revelação da sua Palavra!
- Faça da sua família, uma igreja! Faça um culto semanal na sua casa!
muito interessante, este assunto de relacionamento entre irmãos da igreja para proximos assunto .