O propósito de Deus V

Os planos de Deus não podem ser desfeitos. Dividimos o propósito de Deus em partes para melhor entendimento. Hoje temos mais um estudo da série que tenta esclarecer os propósitos gerais de Deus, na verdade é continuação do terceiro propósito: a Igreja. Não perca os próximos estudos, pois temos certeza que será de grande valia para o entendimento do plano de Deus na sua vida.
Mateus 16:18
Entendemos que Igreja é a junção de duas ou mais pessoas em torno de Jesus. O próprio Cristo nos disse isso em Mt 18:20. Quando um grupo de pessoas se reúnem em torno do nome de Jesus recebe o nome de Igreja. A palavra igreja vem do grego ‘ekklesia’ que é traduzida por: reunião, assembleia, congregação de pessoas em torno de um mesmo assunto.
Sobre a formação da Igreja a Bíblia é riquíssima em detalhes. Vamos começar em Mt 16:18 onde pela primeira vez Jesus usou a palavra IGREJA: “Portanto, eu lhe digo: você é Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e nem a morte poderá vencê-la. ”.
Para que este grupo de pessoas convivesse juntos em torno do Senhor Jesus, o próprio Cristo começou a ensinar uma série de medidas. Imagine você que várias pessoas cada uma com um problema diferente, com formação cultural e social diferente, comecem a conviver juntos; é quase impossível. Por isso Jesus começou a ensinar como conviver com os irmãos que embora diferentes entre si, vivem uma vida de paz e harmonia!
A segunda vez que Jesus usou a palavra IGREJA, foi em Mateus 18:17. Neste texto Jesus explica como a Igreja deve se portar quando um irmão pecar contra você.
“ – Se o seu irmão pecar contra você, vá e mostre-lhe o seu erro. Mas faça isso em particular, só entre vocês dois. Se essa pessoa ouvir o seu conselho, então você ganhou de volta o seu irmão. Mas, se não ouvir, leve com você uma ou duas pessoas, para fazer o que mandam as Escrituras Sagradas. Elas dizem: ‘Qualquer acusação precisa ser confirmada pela palavra de pelo menos duas testemunhas. ’. Mas, se a pessoa que pecou não ouvir essas pessoas, então conte tudo à igreja. E, se ela não ouvir a igreja, trate-a como um pagão ou como um cobrador de impostos. ”
Neste texto Jesus está ensinando como conviver em harmonia e amor. Antes da sua Ascensão ao Céu, Ele diz tudo o que precisa para a Igreja continuar o seu trabalho até que Ele venha.
“Depois da sua morte, Jesus apareceu a eles de muitas maneiras, durante quarenta dias, provando, sem deixar dúvida nenhuma, que estava vivo. Os apóstolos viram Jesus, e ele conversava com eles a respeito do Reino de Deus.” (At 1:3)
Até o próximo estudo!
Ponha em discussão:
- Ore pedindo a Deus que lhe dê revelação da sua Palavra!
- Faça da sua família, uma igreja! Faça um culto semanal na sua casa!
e nos trouxe revelaçoes . amen