Uma vida nova… é possível?

“Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo.” (2 Co 5:17)
Existem muitos inimigos da nossa fé, que lutam para que venhamos voltar atrás, (Lc 9:62) desistir da fé e perder a certeza da nossa salvação; vamos conhecer alguns desses inimigos.
Efésios 2:1-3 e 5:3-5
Os ensinamentos da carta aos Efésios, tem muito a ver com a nossa vida hoje, isto porque a cidade de Éfeso tinha um perfil parecido com os nossos dias. A sociedade, a política e a cultura eram muito parecidas com os dias de hoje por isso, a carta aos efésios escrita a dois mil anos atrás é bem atual.
Neste texto identificamos 3 inimigos da nossa fé: o mundo, o diabo e a natureza humana. Todos estes foram derrotados quando aceitamos Jesus, porém, eles continuam a existir e nós temos que estar sempre alerta, pois eles estarão sempre tentando roubar a nossa fé.
“Naquele tempo vocês seguiam o mau caminho deste mundo…” Aqui temos um inimigo forte – o mundo – o mundo significa todo o sistema atual que governa a terra. Um sistema corrupto, que não respeita Deus, nem a criação. O mundo é o pensamento atual sobre sociedade, família, trabalho, renda e entretenimento. Jesus intercede por nós em João 17:14-16. O apóstolo João em sua carta nos adverte: 1 João 2:15-17.
“…daquele que governa os poderes espirituais do espaço, …” Aqui temos referencia a satanás, ou seja, o príncipe das trevas que governa os demônios. Este é nosso inimigo invisível, mas também muito forte, a Bíblia, porém nos ensina a vencê-lo em 1 Pedro 5:8-9, temos um ensinamento que devemos por em prática, temos uma orientação em Efésios 6:10-11 e também Tiago 4:7, com todas essas orientações não temos desculpas se cairmos em suas armadilhas.
“…e vivíamos de acordo com a nossa natureza humana,..” Este inimigo é o mais perigoso, pois a nossa natureza humana e todos os desejos carnais se não for crucificada com Cristo na cruz, roubará a nossa fé, a Bíblia nos ensina isto em Gl 5:16-17. E no verso 24 define que devemos matar a nossa natureza humana e que isso é possível para aqueles que pertencem a Cristo.
Estes inimigos devem ser vencidos por nós pela força que Cristo nos dá (Fp 4:13). Devemos viver uma nova vida, deixando para trás os inimigos da nossa fé (2 Cor 5:17).
Pense nisso e até o próximo estudo!