Dez erros que impedem o crescimento espiritual II

Fomos criados para a comunhão com Deus e os outros membros da família dEle. Fazer de conta que pode ser diferente é como falar de um amigo seu que é só uma mão – sem braços, pernas, tronco ou cabeça – só a mão! Tal pessoa não poderia existir, assim como um crente não pode sobreviver sem outros crentes!

Este estudo é baseado no livro “FIQUE ESPERTO” do Ver. Tom Allen, publicado pela Editora Betânia, Belo Horizonte, 1ª Ed 2000.

 

1 Coríntios Capítulo 12, Versículos 12, 18-20 e 27

Segundo erro: Tentar crescer espiritualmente sem procurar ajuda no Corpo de Cristo.

Apesar do Corpo de Cristo não ser perfeito, ainda precisamos dele. Temos de chegar a um acordo sobre a falsa noção da “igreja perfeita”, porque essa só existe no imaginário. Não habita este mundo. Homens e mulheres imperfeitos estão liderando a Igreja, por isso sempre haverá problemas. Mas virá um dia quando a Igreja de Cristo estará “enfeitada e preparada, vestida como uma noiva que vai se encontrar com o noivo” (Ap 21:2-4).

É importante aceitarmos que é um erro tentar andar sozinhos sem o Corpo de Cristo. Leia Hebreus 10:25. Alisto a seguir três motivos pelos quais é necessário que nos relacionemos com o Corpo de Cristo:

  1. Incentivo – Como lemos em Hebreus incentivar um ao outro é função chave da igreja. Toda pessoa precisa ser fortalecida. Afinal, nada melhor do que um membro do Corpo de Cristo chegar-se a nós sorridente e dizer: – “Eu te amo e agradeço a Deus por sua vida. Você tem sido uma benção para mim!” ou “Vejo Cristo em tua vida” ou ainda, apenas um sorriso e um abraço apertado. Quantas pessoas testemunharam que estavam a fim de desistir da fé, mas ao receberem um abraço e palavras de incentivo e conforto mudaram sua decisão! Muitos crentes são sozinhos na fé em sua casa, as vezes chegam na reunião desanimados, então ao chegarem no culto tudo muda, pois sua “verdadeira” família o recebe com incentivo e aceitação.
  2. Comunhão – Atos 2:42 nos mostra como vivia a igreja no início. Comunhão é a união da família dos crentes que acontece regularmente em torno da pessoa de Jesus. Quer na escola bíblica ou grupo qualquer, num culto de adoração, em casa ou Igreja, existe algo especial quando se está reunido em fé. Leia 1 Jo 1:7. Um dos “dardos inflamados” de satanás é o isolamento. Ele quer que nos sintamos sós em nossas dúvidas e lutas. Mas na comunhão dos crentes aprendemos o que está escrito em 1 Co 10:13.
  3. Prestação de contas – “Portanto, animem e ajudem uns aos outros, como vocês têm feito até agora” e Hb 3:13 “…animem uns aos outros, a fim de que nenhum de vocês se deixe enganar pelo pecado, nem endureça o seu coração.” A razão do ministério da exortação é não nos tornarmos endurecidos pelo pecado. Muitos resistem a esse aspecto da vida cristã do prestar contas uns aos outros. Dizem que só devemos prestar contas a Deus. Essa busca de privacidade pode tornar-se um perfeito pretexto para encobrir lutas com o pecado.

 

Ponha em discussão:                          

  • Escolha uma pessoa de confiança em Cristo, você precisa ter um discipulador!
  • Faça da sua família, uma igreja! Faça um culto semanal na sua casa!

 

Pr. Enoque Müller Pedroso nasceu na cidade de Canoas/RS. É Técnico em Eletromecânica, formado também em Teologia pela EETAD (Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus). Em 2006 deixou um promissor emprego na secção administrativa, do setor de manutenção mecânica de uma grande empresa no ramo do vestuário, para assumir em tempo integral o ministério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.