Dez erros que impedem o crescimento espiritual IV

Precisamos ser influência sem ser influenciados. Ser amigo de ímpios pecadores sem abraçar seu sistema de valores. Valorizar as pessoas do mundo, sem valorizar o que elas valorizam (Cl 3:1-3).

Este estudo é baseado no livro “FIQUE ESPERTO” do Ver. Tom Allen, publicado pela Editora Betânia, Belo Horizonte, 1ª Ed 2000.

 

 

Quarto erro: Subestimar a força que as influências externas têm sobre seu crescimento espiritual.

Leia: 1 Co 15:33; Pv 4:14; Pv 22:24-25. Muitos de nós cometem o erro ao qual esses versículos se referem. Não percebem a realidade das forças contrárias que fazem guerra à sua alma. Quem de nós não tem uma experiência onde quase perdeu a fé ou mesmo chegou a cair por ter se envolvido em relacionamentos sem o cuidado necessário? Vejamos dois exemplos:

  1. Más companhias – (Sl 1:1) Note a regressão clara indicada no texto. O cristão começa se “deixando levar por conselhos”, depois disso vai “seguindo exemplos” e finalmente se “junta” aos zombadores e escarnecedores. Somos lentamente atraídos à sua maneira de pensar e, antes que nos demos conta disso começamos a aceitar a sua zombaria dos valores espirituais.

Quando entregamos nossa vida a Jesus, podemos manter nossas amizades antigas, porém, devemos cuidar se elas afetam nossa vida com Deus. Não devemos nos isolar completamente, porém avaliar o que nos ajuda e o que nos atrapalha. Jesus orou por nós em Jo 17:15-18 reconhecendo que viveríamos no meio do mundo, mas não faríamos parte dele. As vezes vamos perder amizades que não queríamos perder, mas Paulo nos ajuda em Rm 12:18 a nunca perder amigos por erros nossos, se eles não aceitarem que a vida que temos é bom pra nós e que estamos bem assim não podemos fazer nada, e temos que escolher: Mt 10:37-39.

  1. Más Influências – É muito difícil cultivar a mente de Cristo num mundo poluído pelos sons de rádios, televisão, internet, redes sócias, etc. Quando John Wesley estava na universidade ele perguntou à sua mãe em uma carta: “Quando sei que uma coisa é mundana”? Sua mãe respondeu: “- Qualquer coisa que tire seu gosto pelas coisas espirituais”. Não se alcança a santidade simplesmente dando baixa, item por item, a uma série de coisas que “não se faz”.

A música que escutamos, os filmes que assistimos, os sites visitados na internet diminuem nosso gosto pelas coisas espirituais?

Entendemos que muitas coisas são moralmente neutras, eticamente aceitáveis e não afetam nossa fé. Mesmo assim precisamos cuidar se mesmo essas coisas “neutras” não estão tirando o nosso tempo de assistirmos as reuniões, leitura da Bíblia ou nosso MSD (momento a sós com Deus).

Examine demoradamente seu coração. Tome a firme decisão de mudar algumas coisas e sua paixão por Jesus crescerá!

 

 

Ponha em discussão:                          

  • Faça da sua família, uma igreja! Faça um culto semanal na sua casa!

 

 

 

Pr. Enoque Müller Pedroso nasceu na cidade de Canoas/RS. É Técnico em Eletromecânica, formado também em Teologia pela EETAD (Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus). Em 2006 deixou um promissor emprego na secção administrativa, do setor de manutenção mecânica de uma grande empresa no ramo do vestuário, para assumir em tempo integral o ministério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.