Dez erros que impedem o crescimento espiritual

Então o Senhor disse a ele: – Vocês, fariseus, lavam o copo e o prato por fora, mas por dentro vocês estão cheios de violência e de maldade (Lc 11:39). Começamos a partir de hoje, uma série de estudos sobre tolices que cometemos no dia a dia que nos impedem de crescer. Muitos de nós estão patinando há anos e talvez alguns regredindo. Vamos aprender a evoluir e crescer, aleluia!”

Este estudo é baseado no livro “FIQUE ESPERTO” do Ver. Tom Allen, publicado pela Editora Betânia, Belo Horizonte, 1ª Ed 2000.

 

Lucas 11:39; 1 Samuel 6:7

Primeiro erro: Ignorar a vida interior com Cristo e se concentrar nas aparências.

Vivemos numa sociedade obcecada pelas aparências. Lindos rostos aparecem nos comerciais de televisão acenando para nós, tentando nos levar a comprar isso, vestir aquilo, tomar aquilo outro, na tentativa de aparecer com os modelos perfeitos que desfilam diante dos nossos olhos.

Afinal “a primeira impressão é a que fica”. Desde pequenos aprendemos a nos concentrar na superfície, se o acabamento é bom o que está dentro não importa muito. O número de crentes nascidos de novo que julgam pela aparência e só vê o exterior é desanimador. É triste admitir que muitos de nós adotaram esse sistema de valores. Precisamos evitar esse tipo de tolice.

Se desejarmos evitar o erro de nos concentrar no exterior, precisamos compreender esta verdade: A vida cristã precisa ser vivida “de dentro para fora”. Temos que enfatizar o aprofundamento de nossa vida interior com Jesus. À medida que mudarmos nosso enfoque, notaremos que nosso comportamento exterior se tornará bonito e digno de Cristo. E como podemos começar a viver “de dentro para fora”? Como mudar a maneira de ver as coisas?

  1. Renove seu compromisso com os valores do Reino. Precisamos ser honestos e confessar que temos nos entregado ao sistema de valores do mundo. Temos agido como os não crentes agem no trabalho, na escola, ou seja, temos uma vida superficial. Somos peritos em limpar o exterior do copo, mostrando uma aparência bonitinha quando estamos com outras pessoas, mas o nosso interior é cheio de ódio, tristeza, mágoa e ressentimento. Confesse e peça ao Senhor Jesus que mude seu coração.
  2. Desenvolva a vida Interior. Leia Salmos 42:1-2. Precisamos viver uma vida com Deus, diariamente. Ler a Bíblia e orar diariamente é um bom começo. O devocional diário é muito importante mas temos que ir além disso quando decidimos viver de “de dentro para fora”. O Salmos 42 usa o anseio da corça pela água para demonstrar o desejo que devemos ter pela Água Viva que é Jesus. Precisamos estar apaixonados pelo Senhor, por esta necessidade de estar com Ele em sua presença, ter sua direção e sua proteção. Busque intimidade com Jesus, pratique o MSD diariamente, tire tempo com o Senhor e você terá resultados surpreendentes!

 

Ponha em discussão:                          

  • Tire um momento do dia para estar a sós com Deus!
  • Faça da sua família, uma igreja! Faça um culto semanal na sua casa!

 

Pr. Enoque Müller Pedroso nasceu na cidade de Canoas/RS. É Técnico em Eletromecânica, formado também em Teologia pela EETAD (Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus). Em 2006 deixou um promissor emprego na secção administrativa, do setor de manutenção mecânica de uma grande empresa no ramo do vestuário, para assumir em tempo integral o ministério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.