Metanoia II

O título da nossa lição é uma palavra grega que significa mudar o pensamento, mudar de ideia. A primeira tradução da bíblia foi a Versão dos LXX ou Septuaginta. O Velho testamento foi traduzido do hebraico para o grego. Isto aconteceu antes do nascimento de Jesus. Quando Jesus esteve na palestina, a língua popular era o grego. Por isso o Novo Testamento foi escrito na língua grega. Esta palavra METANOIA tem um grande significado para nós cristãos.

Romanos 12:2

A mudança dos pensamentos ou da mente produz em nós uma nova vida. Esta mudança acontece a partir do momento que começamos a viver com Cristo. Viver com Cristo quer dizer viver com ELE em nós, dentro de nós, no nosso coração. Desta forma tudo o que fizermos terá de passar pela aprovação dEle. A nossa consciência que é um atributo do espírito, estará vivificada, ela acusará quando alguma coisa estiver errada, quando o nosso espírito estiver vivificado por Cristo e Ele habitando em nós as mudanças começarão a ser notadas em nossa vida.

Não tem como viver com Cristo sem que as pessoas ao nosso redor comecem a notar a diferença em nossa vida. É impossível mudar a mente sem que as ações sejam mudadas também.

Então a mudança da mente, a renovação do nosso entendimento, produzirá novas ações no dia a dia, pois Jesus disse que é do coração que sai as coisas que fazemos ou dissermos. O coração neste texto quer dizer exatamente os nossos pensamentos o que dirige a nossa vida.

“Mas o que sai da boca vem do coração. É isso que faz com que a pessoa fique impura. Porque é do coração que vêm os maus pensamentos, os crimes de morte, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, as mentiras e as calúnias. São essas coisas que fazem com que alguém fique impuro. ” (Mateus 15:18-20a)

Devemos deixar Deus mudar a nossa mente. Devemos pensar diferente do que o mundo pensa. Esse é o desafio! E sabe como mudaremos a nossa mente? Como se começa esta mudança, esta metanoia? O que eu faço para deixar Deus mudar a minha mente? Simples. Você precisa ler Hebreus 4:12. Ali está o agente transformador de pensamentos: A palavra de Deus.

Pense nisso e até o próximo estudo!

 

Ponha em discussão:

  • Ore pedindo a Deus que renove a sua mente, mudando o seu pensamento! 
  • Faça da sua família, uma igreja!

 

Pr. Enoque Müller Pedroso nasceu na cidade de Canoas/RS. É Técnico em Eletromecânica, formado também em Teologia pela EETAD (Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus). Em 2006 deixou um promissor emprego na secção administrativa, do setor de manutenção mecânica de uma grande empresa no ramo do vestuário, para assumir em tempo integral o ministério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.