Metanoia III

A palavra de Deus promove dentro de nós uma metanoia, ou seja, uma mudança, uma transformação. Essa mudança começa no nosso interior, primeiro no nosso espírito depois na nossa alma que é a sede dos pensamentos. Quando isso acontece esta mudança é notada por fora, ou seja, nas nossas ações e palavras. Essa mudança tem inicio e só termina na volta de Jesus. Ela é gradativa e só pode ser iniciada ou parada por você mesmo.

 

Hebreus 4:12-13

Quando a palavra de Deus penetra em nossos corações, ela inicia uma mudança que só pode ser parada por você. Você pode, assim como aconteceu com Judas Iscariotes, parar a mudança começada em seu coração pela palavra de Jesus. Outro exemplo de pessoas que foram alvo da mudança em suas vidas, mas que no meio do processo desistiram de continuar a mudança, lemos em At 5:1-10.

Em Hb 4:12 diz que a palavra é como uma espada afiada que penetra no profundo do nosso ser, onde está a alma e o nosso espírito. Quer dizer que a mudança que ela produz provoca ruptura, provoca um corte uma divisão e isso dói, faz uma ferida. Felizmente a própria palavra diz que Ele faz a ferida e Ele mesmo cura. Jó 5:18.

Nenhuma mudança acontece sem confronto, dor, decepção. Esse processo é necessário para que haja uma mudança real e verdadeira em nossa vida. Muitas pessoas dizem que depois que começaram a freqüentar as reuniões da igreja parece que a sua vida piorou, você sabe por quê?  Porque eles querem aceitar Jesus em sua vida sem aceitar as mudanças que a Palavra de Deus promove. Vamos ler o texto principal deste estudo na Bíblia versão RA:

“Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito… “. Nesta versão o texto diz que a palavra divide a alma do espírito, isto quer dizer que ela faz distinção  entre os seus pensamentos e os que Deus colocará em seu espírito. Leia Rm 8:16 e você saberá que Deus fala no nosso espírito.

Então se você pensa que seguir os ensinamentos da Bíblia participar das reuniões da Igreja mudou sua vida para pior é porque você está tentando seguir Jesus com os velhos pensamentos, produzido pela sua própria alma. Porém se você aceitar o corte profundo que a Palavra de Deus produzirá em você, dividindo a sua alma (pensamentos seus) do espírito (onde Deus coloca os pensamentos dEle) então você será de fato filho de Deus, a mudança será notada por todos e você sentirá esta mudança em todas as áreas da sua vida.

Pense nisso e até o próximo estudo!

 

Ponha em discussão:

  • Ore pedindo a Deus que renove a sua mente, mudando o seu pensamento!
  • Faça da sua família, uma igreja!

 

Pr. Enoque Müller Pedroso nasceu na cidade de Canoas/RS. É Técnico em Eletromecânica, formado também em Teologia pela EETAD (Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus). Em 2006 deixou um promissor emprego na secção administrativa, do setor de manutenção mecânica de uma grande empresa no ramo do vestuário, para assumir em tempo integral o ministério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.