Metanoia

O título da nossa lição é uma palavra grega que significa mudar o pensamento, mudar de idéia. A primeira tradução da bíblia foi a Versão dos LXX ou Septuaginta. O Velho testamento foi traduzido do hebraico para o grego. Isto aconteceu antes do nascimento de Jesus. Quando Jesus esteve na palestina, a língua popular era o grego. Por isso o Novo Testamento foi escrito na língua grega. Esta palavra METANOIA tem um grande significado para nós cristãos.

 

Romanos 12:2

A partir deste estudo vamos avançar no entendimento da mudança necessária para alinharmos nossa vida à vontade de Deus.

No estudo passado, aprendemos que devemos mudar o nosso pensamento, pois na volta de Cristo seremos transformados em nosso corpo físico, e nossa mente já deve estar mudada igual a de Jesus Cristo. Neste estudo vamos aprofundar a base bíblica para esta mudança.

Em 2 Cor 4:3-4 Paulo diz que as pessoas que não entendem o evangelho, tem a sua mente na escuridão, ou seja, a mente deles está fechada para o evangelho. Então é necessário que a mente deles receba luz, seja iluminada, para então eles entenderem e aceitarem a Jesus como seu Salvador.

Em Ef 4:17 novamente Paulo diz que os que não conhecem o evangelho tem a mente fechada,  “os pensamentos deles não tem valor”. Entendemos então que para aceitarmos a salvação em nossos corações, nossa mente precisa ser aberta, mudada.

Em Lc 24:44-45 está escrito que Jesus abriu o entendimento dos discípulos para entenderem as palavras que ele havia falado.

Em Rm 12:2 talvez este seja o versículo mais citado quando se fala de uma metanoia – mudança da mente – pois o que Paulo fala aos romanos é tremendo. “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês”. Devemos deixar Deus mudar a nossa mente. Devemos pensar diferente do que o mundo pensa. Esse é o desafio! E sabe como mudaremos a nossa mente? Como se começa esta mudança, esta metanoia? O que eu faço para deixar Deus mudar a minha mente? Simples. Você precisa ler Hebreus 4:12. Ali está o agente transformador de pensamentos: A palavra de Deus.

Pense nisso até o próximo estudo!

 


Ponha em discussão:

  • Ore pedindo a Deus que renove a sua mente, mudando o seu pensamento!
  • Faça da sua família, uma igreja!

 

Pr. Enoque Müller Pedroso nasceu na cidade de Canoas/RS. É Técnico em Eletromecânica, formado também em Teologia pela EETAD (Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus). Em 2006 deixou um promissor emprego na secção administrativa, do setor de manutenção mecânica de uma grande empresa no ramo do vestuário, para assumir em tempo integral o ministério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.