O Espírito Santo III

O Espírito Santo é Deus. Ele merece adoração, devoção e temor. Muitos não entendem este assunto e levam na brincadeira as coisas sagradas. Porém este assunto é de extrema importância tanto que a Bíblia ensina que haverá consequências graves se negligenciarmos o Espírito Santo de Deus em nossa vida.

 

2 Cor 13:13

Este estudo é o último sobre o Espírito Santo, por enquanto é claro, assim que Ele quiser voltaremos a falar, estudar e aprender sobre a pessoa do Espírito Santo.

Há em meio aos cristãos um assunto de extrema relevância e que nem sempre é tratado de forma correta. É sobre a blasfêmia contra o Espírito Santo. A Bíblia afirma que não existe perdão para quem blasfema contra o Espírito Santo. Mas o que é blasfêmia contra o Espírito Santo?

Vamos ler o texto:

Por isso eu afirmo a vocês que as pessoas serão perdoadas por qualquer pecado ou blasfêmia que disserem contra Deus. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. Se alguém disser alguma coisa contra o Filho do Homem, será perdoado; mas quem falar contra o Espírito Santo não será perdoado, nem agora nem no futuro.” (Mt 12:31-32).

O texto é claro, quem blasfemar contra Deus ou contra Cristo, é passível de perdão, porém quem pecar contra o Espírito Santo não será perdoado! Mas, porquê?

A resposta é simples. Porque é o Espírito Santo que nos convence do pecado. É Ele que nos mostra que somos pecadores. É Ele que nos faz entender que estamos condenados pelo pecado em nossa vida, e sendo assim nos faz entender que precisamos de Jesus. Ele nos faz crer que Jesus morreu por nós, pois cremos em Cristo se e somente se, o Espírito Santo nos convencer (Jo 16:8).

Agora pense, se você rejeitar a única “pessoa” que tem poder de fazer você crer que o sangue de Jesus te purifica de todo o pecado, quem poderá perdoar os seus pecados?

É o Espírito Santo que faz você crer em Jesus. Você não crê por conta própria. Você é salvo por um presente de Deus alcançado a você pelo Espírito Santo (Ef 2:8-9).

Os ímpios blasfemam de Deus ou de Cristo porque não tem o Espírito Santo, por ignorância. Quando o Espírito Santo convence elas do pecado, elas se arrependem e são perdoadas. Porém, a partir do momento que o Espírito Santo entra na pessoa, lhe concede dons, ministérios e traz revelações; essa pessoa se blasfemar depois disto, não existe perdão, porque ela pecou conscientemente, ela tem a revelação, quem peca por não entender o amor de Deus é perdoada, porém quem peca por rebeldia, por ódio, vingança, não consegue mais arrepender-se! Cuidado!

Leia atentamente Hebreus 6:4-6.

 

Ponha em discussão:                          

  • Procure no dicionário o que quer dizer: blasfêmia ou blasfemar.
  • Faça da sua família, uma igreja! Faça um culto semanal na sua casa!

 

Pr. Enoque Müller Pedroso nasceu na cidade de Canoas/RS. É Técnico em Eletromecânica, formado também em Teologia pela EETAD (Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus). Em 2006 deixou um promissor emprego na secção administrativa, do setor de manutenção mecânica de uma grande empresa no ramo do vestuário, para assumir em tempo integral o ministério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.