O propósito de Deus II

Sabemos que Deus tem um propósito para todas as coisas. Alguns estudiosos dizem haver um único propósito de Deus e chamam de “propósito eterno” de Deus, que é a salvação, ou seja, a redenção da nossa vida do pecado. Neste estudo, porém vamos para fins de melhor entendimento, dividir o propósito de Deus em sequência mais ou menos cronológica; digo isso porque vamos seguir a sequência em que aparece na Bíblia.

 

Efésios 1:4-5

Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dele sem culpa.”

Este texto não deixa dúvida que o propósito primeiro, ou propósito geral é a nossa redenção em Deus para sermos o povo dEle, e isso acontece quando estamos unidos com Cristo, através da fé no seu sacrifício na cruz. Quando entregamos a nossa vida para Jesus, vivemos a partir daí a vida dEle.  Não vivemos mais por nós mesmos e sim por Ele, vivemos dirigidos por Ele. Este é o primeiro propósito.

O Primeiro propósito é estarmos unidos com Deus através da nossa fé em Jesus Cristo!

Chamamos de primeiro propósito porque segundo a Bíblia este plano estava definido antes da criação do mundo. Antes de tudo ser criado Deus já havia definido que criaria um povo para ser seu para ser a sua família, vivendo em unidade e harmonia.

Os apóstolos que escreveram as cartas que fazem parte da Bíblia Sagrada repetiram isso muitas vezes, o apóstolo Paulo escreveu a Timóteo dizendo:

“Deus nos salvou e nos chamou para sermos o seu povo. Não foi por causa do que temos feito, mas porque este era o seu plano e por causa da sua graça. Ele nos deu essa graça por meio de Cristo Jesus, antes da criação do mundo.” (2 Tm 1:9)

Seguir a Jesus é o maior presente que alguém pode receber nesta vida, pois se você segue e obedece aos ensinamentos de Jesus, você está fazendo parte do primeiro plano de Deus no universo, que é formar um povo separado, santificado para morar com Ele em eterna glória, paz e harmonia. É a maior honra que um ser humano pode ter, é fazer parte deste povo que Deus planejou antes da criação do mundo! A única parte ruim desta história é que existem pessoas que não valorizam isso, não entendem isso, não buscam entender porque dão mais valor à sua própria vida. Valorizam mais seus planos, ideias e sentimentos. E você? Entende o valor do propósito de Deus?

Pense nisso e até o próximo estudo!

 

Ponha em discussão:                          

  • Ore pedindo a Deus que lhe dê revelação da sua Palavra!
  • Faça da sua família, uma igreja! Faça um culto semanal na sua casa!

 

 

Pr. Enoque Müller Pedroso nasceu na cidade de Canoas/RS. É Técnico em Eletromecânica, formado também em Teologia pela EETAD (Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus). Em 2006 deixou um promissor emprego na secção administrativa, do setor de manutenção mecânica de uma grande empresa no ramo do vestuário, para assumir em tempo integral o ministério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.