O propósito de Deus III

Sabemos que Deus tem um propósito para todas as coisas. Nesta série de estudos sobre o propósito de Deus, para fins de melhor entendimento, vamos dividir o propósito de Deus em sequência mais ou menos cronológica; digo isso porque vamos seguir a sequência em que aparece na Bíblia.

 

Gênesis 2:23-24

No estudo passado vimos que o primeiro propósito de Deus é separar um povo para si. Uma nação de filhos seus. Para a formação desse povo Deus criou, através do seu plano, o que para nós é o segundo propósito: A família.

O Segundo propósito de Deus para nós é a Família!

“E Deus viu que o que havia feito era bom. Aí ele disse: – Agora vamos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco. Eles terão poder sobre os peixes, sobre as aves, sobre os animais domésticos e selvagens e sobre os animais que se arrastam pelo chão.

Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher e os abençoou, dizendo: – Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra e a dominem. E tenham poder sobre os peixes do mar, sobre as aves que voam no ar e sobre os animais que se arrastam pelo chão. ” (Gn 1:25-28)

Fica claro lendo este texto que Deus é que criou a família. Ele criou o homem e também a mulher e disse para eles multiplicarem tendo filhos. Para que o primeiro propósito de Deus fosse possível Deus criou o segundo propósito: A família. Através da família Deus então teria os seus filhos. E assim cumpriria o seu propósito de ter para si um povo, santo e separado.

Porque Deus pensou assim?

Simples. É no seio da família que se aprende: respeito, educação, paciência, amor, fidelidade, trabalho, humildade, organização, responsabilidade e muitas outras atitudes que deve ter uma pessoa que faz parte do povo de Deus! Entenderam? É na família que se aprende a ser um filho de Deus. Tanto os pais como os filhos aprendem tudo isso no meio da família. Pense quanta responsabilidade tem os pais em ensinar tudo isso a seus filhos.

E também o Papai e a Mamãe aprendem a lidar com os filhos na família. Quanto ao casamento em si, quanta coisa se aprende quando duas pessoas totalmente diferente casam. Deus na sua infinita sabedoria criou a família para nos ensinar como viver com Ele no seu Reino que virá!

Pense nisso e até o próximo estudo!

 

Ponha em discussão:                          

  • Ore pedindo a Deus que lhe dê revelação da sua Palavra!
  • Faça da sua família, uma igreja! Faça um culto semanal na sua casa!

 

Pr. Enoque Müller Pedroso nasceu na cidade de Canoas/RS. É Técnico em Eletromecânica, formado também em Teologia pela EETAD (Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus). Em 2006 deixou um promissor emprego na secção administrativa, do setor de manutenção mecânica de uma grande empresa no ramo do vestuário, para assumir em tempo integral o ministério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.