O propósito de Deus V

Os planos de Deus não podem ser desfeitos. Dividimos o propósito de Deus em partes para melhor entendimento. Hoje temos mais um estudo da série que tenta esclarecer os propósitos gerais de Deus, na verdade é continuação do terceiro propósito: a Igreja. Não perca os próximos estudos, pois temos certeza que será de grande valia para o entendimento do plano de Deus na sua vida.

 

Mateus 16:18

Entendemos que Igreja é a junção de duas ou mais pessoas em torno de Jesus. O próprio Cristo nos disse isso em Mt 18:20. Quando um grupo de pessoas se reúnem em torno do nome de Jesus recebe o nome de Igreja. A palavra igreja vem do grego ‘ekklesia’ que é traduzida por: reunião, assembleia, congregação de pessoas em torno de um mesmo assunto.

Sobre a formação da Igreja a Bíblia é riquíssima em detalhes. Vamos começar em Mt 16:18 onde pela primeira vez Jesus usou a palavra IGREJA: “Portanto, eu lhe digo: você é Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e nem a morte poderá vencê-la. ”.

Para que este grupo de pessoas convivesse juntos em torno do Senhor Jesus, o próprio Cristo começou a ensinar uma série de medidas. Imagine você que várias pessoas cada uma com um problema diferente, com formação cultural e social diferente, comecem a conviver juntos; é quase impossível. Por isso Jesus começou a ensinar como conviver com os irmãos que embora diferentes entre si, vivem uma vida de paz e harmonia!

A segunda vez que Jesus usou a palavra IGREJA, foi em Mateus 18:17. Neste texto Jesus explica como a Igreja deve se portar quando um irmão pecar contra você.

“ – Se o seu irmão pecar contra você, vá e mostre-lhe o seu erro. Mas faça isso em particular, só entre vocês dois. Se essa pessoa ouvir o seu conselho, então você ganhou de volta o seu irmão. Mas, se não ouvir, leve com você uma ou duas pessoas, para fazer o que mandam as Escrituras Sagradas. Elas dizem: ‘Qualquer acusação precisa ser confirmada pela palavra de pelo menos duas testemunhas. ’. Mas, se a pessoa que pecou não ouvir essas pessoas, então conte tudo à igreja. E, se ela não ouvir a igreja, trate-a como um pagão ou como um cobrador de impostos. ”

Neste texto Jesus está ensinando como conviver em harmonia e amor. Antes da sua Ascensão ao Céu, Ele diz tudo o que precisa para a Igreja continuar o seu trabalho até que Ele venha.

Depois da sua morte, Jesus apareceu a eles de muitas maneiras, durante quarenta dias, provando, sem deixar dúvida nenhuma, que estava vivo. Os apóstolos viram Jesus, e ele conversava com eles a respeito do Reino de Deus.” (At 1:3)

Até o próximo estudo!

 

Ponha em discussão:                          

  • Ore pedindo a Deus que lhe dê revelação da sua Palavra!
  • Faça da sua família, uma igreja! Faça um culto semanal na sua casa!

 

Pr. Enoque Müller Pedroso nasceu na cidade de Canoas/RS. É Técnico em Eletromecânica, formado também em Teologia pela EETAD (Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus). Em 2006 deixou um promissor emprego na secção administrativa, do setor de manutenção mecânica de uma grande empresa no ramo do vestuário, para assumir em tempo integral o ministério.

One thought on “O propósito de Deus V

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.