Os dons do Espírito Santo

A palavra “dom” na Bíblia quer dizer: presente. Então Deus presenteou a Igreja com os dons e fez isso para que a Igreja tivesse condições de se preparar para se encontrar com o seu Rei.

Muitos estudiosos da Bíblia dividem os dons em classes tais como: dons de poder, dons de ministério, dons naturais, etc., porém cremos que dons de Deus são de Deus e não vamos classificá-los, pois isso seria irrelevante, o importante são os dons.

 

1 Coríntios 12, 13 e 14

Quando Jesus subiu, em Atos 1:8, Ele disse aos discípulos: “Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder…”. Os dons do Espírito Santo conferem à Igreja poder, capacitação e dinamismo.

  • TODOS PODEM TER DONS? Re: 1 Co 12:7.

Ao ler o texto de 1 Co 12:7 cremos que cada cristão tem pelo menos um dom. Porque ninguém se declara seguidor de Jesus sem que isso seja feito pelo Espírito Santo. E se os crentes têm o Espírito Santo, cada um, como prova disso recebe um presente, isto é, um dom do Espírito Santo.

  • QUAIS SÃO OS DONS DO ESPÍRITO SANTO? Re: 1 Co 12:8-10; Rm 12:6-8; 2 Pe 1:4-7.

Além dos dons que aparecem neste três textos, cremos que existam muitos outros dons que não aparecem nesta relação: mensagem de sabedoria, mensagem de conhecimento, fé, poder de curar, milagres, anunciar a mensagem, diferença entre os dons (se vem de Deus ou não), falar línguas estranhas, interpretar línguas estranhas, dom de servir, dom de ensinar, animar os outros, abençoar os outros repartindo, autoridade (liderança), bondade, domínio próprio, perseverança, devoção à Deus, amizade cristã e amor.

Veja bem que muitos dons repetem na lista dos textos e outros estão na lista dos frutos do Espírito Santo. Os frutos do Espírito em Gl 5:22-23, na nossa versão são produtos do Espírito. O que o Espírito Santo produz, ou seja, dons do Espírito, frutos do Espírito e produtos do Espírito, tudo isso são presentes dados a nós pelo Espírito Santo de Deus. Por isso, cremos firmemente que a lista dos dons é muito grande e é tudo o que em nós é operado pelo Espírito Santo e é prova que Ele vive em nós.

  • PODEMOS PEDIR DONS OU TEREMOS SOMENTE O QUE DEUS QUER? Re: 1 Co 12:31.

Quando recebemos o Espírito Santo em nossa vida, recebemos um dom para provar que temos o Espírito Santo, 1 Co 12:7. Qual dom que recebemos? Deus é que sabe, Ele dá o dom que Ele pensa ser melhor, 1 Co 12:11. Porém devemos pedir sim, principalmente os dons que trazem maior crescimento à igreja, 1 Co 14:12.

  • TEM UM DOM MELHOR QUE O OUTRO? A resposta estará na próxima lição!

 

Ponha em discussão:                          

  • Ore pedindo a Deus que lhe dê os dons do Espírito Santo!
  • Faça da sua família, uma igreja! Faça um culto semanal na sua casa!

 

Pr. Enoque Müller Pedroso nasceu na cidade de Canoas/RS. É Técnico em Eletromecânica, formado também em Teologia pela EETAD (Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus). Em 2006 deixou um promissor emprego na secção administrativa, do setor de manutenção mecânica de uma grande empresa no ramo do vestuário, para assumir em tempo integral o ministério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.