Produzindo Frutos

Lemos no Evangelho de João 15:

Jesus disse: —Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador.

Todos os ramos que não dão uvas ele corta, embora eles estejam em mim. Mas os ramos que dão uvas ele poda a fim de que fiquem limpos e deem mais uvas ainda.

Vocês já estão limpos por meio dos ensinamentos que eu lhes tenho dado.

Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês. Pois, assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo.

—Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada.

Quem não ficar unido comigo será jogado fora e secará; será como os ramos secos que são juntados e jogados no fogo, onde são queimados.

Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês, vocês receberão tudo o que pedirem”. (NTLH)

Gostaria de tecer alguns comentários para você, querido leitor, sobre este texto das Escrituras Sagradas.

Em primeiro lugar quero ressaltar que a videira é Jesus. Alguns anos atrás havia um grupo musical que gravou uma música e ficou famosa no Brasil inteiro, a letra dizia assim:

Oliveira verdadeira Jesus Cristo é, nele fui enxertado através da fé…”

Talvez o escritor da música fez confusão com o texto de Romanos 11, em que Israel aparece como uma oliveira e nós uma oliveira brava que um galho foi enxertado na oliveira que é Israel. Os profetas Isaías, Jeremias e Zacarias usam o mesmo exemplo de que o povo de Israel é uma oliveira. Jesus é a Videira verdadeira e Israel é a oliveira.

Bom, desfeito o “mal entendido” vamos adiante. No versículo 2 diz que todo o ramo que não der fruto ele corta, apesar de estar ligado nele. Isto é importante ressaltar, que apesar de estar nEle será cortado por não produzir frutos.  

  • O que é estar nEle e não produzir fruto?

Estar em Cristo sem produzir fruto é segui-lo, é ir atrás dele esperando receber algo em troca, é estar com Ele pensando que pelo seu poder Ele vai mudar o governo do país, vai te dar uma casa nova, é ir atrás dele para receber uma cura, etc. No evangelho vimos um exemplo, leia João 6:22-66. A multidão seguia Jesus onde quer que ele estivesse, atravessavam lagos, montes e vales atrás de Jesus, porém não queriam ouvir seus ensinamentos, queriam apenas seus milagres. Inclusive Jesus tinha que fugir da multidão que o seguia porque queriam proclamarem rei de Israel (Joaõ 6:15), isto é estar nEle, mas Ele não está em você. Se Ele não estiver em você, você não produz fruto. Se você não produzir fruto vai ser cortado e lançado fora para ser queimado com a palha.

  • O que é então Ele estar em mim?

Cristo estar em ti é a sua palavra em você, ou seja, você ouve a sua palavra e guarda, pratica, vive a palavra dEle. Leia João 15:7.  No sermão da montanha Jesus explica a necessidade de praticar a palavra e não somente ouvi-la sem deixar que ela entre em seu coração, Mateus 7:24-27.

Não é somente ir a todos os cultos da semana, ser batizado nas águas, ter um cargo na igreja, que lhe dá segurança de salvação! As palavras de Jesus tem que estar guardadas em seu coração para pôr em prática o que ouviu. Leia salmos 119:11. Você precisa viver os ensinamentos de Cristo, não apenas ler ou ouvir pregações sem passar por uma transformação verdadeira da sua vida. Quantas pessoas parecem cristãs, falam como cristãs, usam roupas, bonés com palavras bíblicas, enchem suas páginas nas redes sociais de pregações, hinos, frases evangélicas, porém suas vidas são um desastre. Não põem em prática os ensinamentos de Cristo. Cuidado! Leia Mateus 7:21-23.

Pr. Enoque Müller Pedroso nasceu na cidade de Canoas/RS. É Técnico em Eletromecânica, formado também em Teologia pela EETAD (Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus). Em 2006 deixou um promissor emprego na secção administrativa, do setor de manutenção mecânica de uma grande empresa no ramo do vestuário, para assumir em tempo integral o ministério.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.