Uma vida nova… é possível?

“Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo.” (2 Co 5:17)

Existem muitos inimigos da nossa fé, que lutam para que venhamos voltar atrás, (Lc 9:62) desistir da fé e perder a certeza da nossa salvação; vamos conhecer alguns desses inimigos.

Efésios 2:1-3 e 5:3-5

Os ensinamentos da carta aos Efésios, tem muito a ver com a nossa vida hoje, isto porque a cidade de Éfeso tinha um perfil parecido com os nossos dias. A sociedade, a política e a cultura  eram muito parecidas com os dias de hoje por isso, a carta aos efésios escrita a dois mil anos atrás é bem atual.

Neste texto identificamos 3 inimigos da nossa fé: o mundo, o diabo e a natureza humana. Todos estes foram derrotados quando aceitamos Jesus, porém, eles continuam a existir e nós temos que estar sempre alerta, pois eles estarão sempre tentando roubar a nossa fé.

Naquele tempo vocês seguiam o mau caminho deste mundo…”  Aqui temos um inimigo forte – o mundo – o mundo significa todo o sistema atual que governa a terra. Um sistema corrupto, que não respeita Deus, nem a criação. O mundo é o pensamento atual sobre sociedade, família, trabalho, renda e entretenimento. Jesus intercede por nós em João 17:14-16. O apóstolo João em sua carta nos adverte: 1 João 2:15-17.

“…daquele que governa os poderes espirituais do espaço, …”  Aqui temos referencia a satanás, ou seja, o príncipe das trevas que governa os demônios. Este é nosso inimigo invisível, mas também muito forte, a Bíblia, porém nos ensina a vencê-lo em 1 Pedro 5:8-9, temos um ensinamento que devemos por em prática, temos uma orientação em Efésios 6:10-11 e também Tiago 4:7, com todas essas orientações não temos desculpas se cairmos em suas armadilhas.

“…e vivíamos de acordo com a nossa natureza humana,..” Este inimigo é o mais perigoso, pois a nossa natureza humana e todos os desejos carnais se não for crucificada com Cristo na cruz, roubará a nossa fé, a Bíblia nos ensina isto em Gl 5:16-17. E no verso 24 define que devemos matar a nossa natureza humana e que isso é possível para aqueles que pertencem a Cristo.

Estes inimigos devem ser vencidos por nós pela força que Cristo nos dá (Fp 4:13). Devemos viver uma nova vida, deixando para trás os inimigos da nossa fé (2 Cor 5:17).

Pense nisso e até o próximo estudo!

Pr. Enoque Müller Pedroso nasceu na cidade de Canoas/RS. É Técnico em Eletromecânica, formado também em Teologia pela EETAD (Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus). Em 2006 deixou um promissor emprego na secção administrativa, do setor de manutenção mecânica de uma grande empresa no ramo do vestuário, para assumir em tempo integral o ministério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.