A Peneira

Quero analisar com vocês um texto bíblico muito interessante e esclarecedor sobre passar por provação nesta vida. O texto se encontra em Lc 22:31-32, vamos ler (versão NTLH):

Jesus continuou: – Simão, Simão escute bem! Satanás já conseguiu licença para pôr vocês à prova. Ele vai peneirar vocês como o  lavrador peneira o trigo a fim de separá-lo da palha. Mas eu tenho orado por você, Simão, para que não lhe falte fé. E, quando você voltar para mim, anime seus irmãos.”

Note bem que o versículo 31 começa assim:

Jesus continuou…”

O que Ele estava falando que Ele continuou? Vamos ler o versículo 30:

Vocês vão comer e beber à minha mesa no meu Reino e sentarão em tronos para julgar as doze tribos de Israel.”

Agora fica claro que o aviso, sobre satanás querer peneirar os discípulos como se fossem trigo, ocorreu logo após uma grande promessa de recompensa sobre a vida deles que reinariam ou governariam sobre as tribos de Israel.

Neste texto conseguimos entender que logo após uma promessa de Deus vem uma prova, é como se nosso inimigo ouvisse a promessa de Deus e se apresentasse para nos acusar diante de Deus, como fez com Jó. Quando ele ouve uma palavra de recompensa sobre a nossa vida ele nos acusa dizendo que não merecemos por causa disso ou daquilo, ele diz que não vamos conseguir chegar até o fim, que não vamos vencer pois o galardão é para quem vencer, ele aposta com Deus que vamos falhar, por isso pede a Deus para nos peneirar como o trigo, pois tem a certeza que não vamos passar na prova.


Porém nem tudo é noticia ruim, Paulo nos afirma que por termos o Espírito Santo não ignoramos seus ardis, ou seja, conhecemos bem os planos dele, sabemos como ele age e por isso não devemos ser pegos de surpresa. 2 Cor 2:11.

Outro detalhe importante sobre o texto é que Jesus não proibiu satanás de peneirar os discípulos, Ele simplesmente disse que estava orando por eles para que tivessem fé na hora da prova. Porque Ele estava orando para eles terem fé? Fé para crer nas promessas que Ele, Jesus, havia liberado sobre a vida deles. Se eles cressem na promessa que eles comeriam e beberiam à mesa no seu Reino e que julgariam as tribos de Israel, não teriam problema em resistir as tentações e provações que satanás lhes imporia, agora se lhes faltasse a fé para crer nas promessas, bom aí eles não teriam forças para resistir, porque não teriam um foco, um agente motivador para resistir até a vitória. A fé nas promessas de Deus é que nos mantém firmes. Temos uma aliança com Deus, Ele não falha e espera que nós também não falhemos.

A lição para nós é que existe galardão para o vencedor. Porém o galardão é recebido somente pelo vencedor. Por isso Deus permite que sejamos provados, pois sem a prova não receberemos o prêmio, entenderam?

Ao que conseguirem a vitória…”  diz a Bíblia em Ap 2:26.

Estejamos alerta, pois ao ouvir uma promessa sobre nós, satanás virá com uma ‘peneira’ para nos provar, fiquem firme nas promessas, creia que a vitória é nossa pelo sangue de Jesus!

Pr. Enoque Müller Pedroso nasceu na cidade de Canoas/RS. É Técnico em Eletromecânica, formado também em Teologia pela EETAD (Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus). Em 2006 deixou um promissor emprego na secção administrativa, do setor de manutenção mecânica de uma grande empresa no ramo do vestuário, para assumir em tempo integral o ministério.

One thought on “A Peneira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.